Portal da Cidade Jacarezinho

CORONAVÍRUS

Cambará fará parte de estudo da UENP sobre "Incidência de infecção por Covid-19"

Estudo está sendo realizado pela UENP através do Núcleo de Estudos e Enfrentamentos do Covid-19 - NEECOVID/UENP.

Publicado em 30/06/2020 às 00:57

Cambará fará parte de estudo da UENP sobre "Incidência de infecção por Covid-19" (Foto: Graça Maria )

O prefeito Neto Haggi, o secretário municipal da Saúde Francisco Peres, acompanhado da enfermeira Carolina Bittencourt, e das técnicas da Vigilância Sanitária Crislayne Destafani e Leiva Amadei Pessoni, componentes do Comitê de Gestão Municipal de Enfrentamento a COVID 19, receberam nesta segunda-feira (29), no prédio da Prefeitura, o professor doutor Luiz Fabiano Zanata, da área de enfermagem da UENP – Universidade Estadual do Norte Pioneiro, coordenador do “Estudo de Incidência de Infecção Por COVID-19 no Norte Pioneiro do Paraná”, e o médico Hemerson Ferreira, assessor técnico do Estudo na área de testagem.

O encontro se deu em virtude, do município de Cambará ser um dos 12 municípios pertencentes às 18ª e 19ª Regionais de Saúde, que já aderiram a uma pesquisa, que tem o objetivo de detectar pacientes assintomáticos que desenvolveram anticorpos para o Covid-19

A pesquisa buscará dados em atividades consideradas essenciais, e que durante os últimos 03 meses (período de vigência da pandemia Covid-19 tiveram seus trabalhadores em contato direto com clientes ou consumidores. Através das respostas obtidas de forma voluntária, a Universidade saberá o percentual da população regional, que já apresentou exposição ao vírus da Covid-19.

A informação será realizada além de entrevista com os voluntários, através de teste rápido para a identificação de anticorpos. “Com o resultado da pesquisa, será possível traçar um perfil epidemiológico do quadro de assintomáticos existentes, e que possibilitará prevermos a quantidade de subnotificações de dados sobre a quantidade destes circulando nos municípios pesquisados”, comenta Zanata

Em Cambará, o trabalho de pesquisa ocorrerá entre 02 e 09 de julho. Além do município, a pesquisa já foi realizada em Bandeirantes e Cornélio Procópio, e será realizada em Andirá, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos, Carlópolis, Ribeirão do Pinhal, Quatiguá, Sertaneja, Santana de Itararé e Leópolis.

O Estudo da UENP, tem como coordenador geral, o professor doutor Ricardo Castanho Moreira, vice-diretor do Campus da UENP/Bandeirantes.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário