Portal da Cidade Jacarezinho

Jacarezinho
123 anos

História de Jacarezinho - PR

O Princípio

Em 12 de novembro de 1888 chega nas Terras da Prata a caravana chefiada pelo mineiro Antônio Alcântara da Fonseca Guimarães que vem com o intuito de explorar a terra e garimpar as águas da região, alojam-se no local por onde passa hoje o Rio Jacaré. De início encontraram os posseiros Manoel Batista, Maneco Veado, Joaquim Dutra e Joaquim Cunha que venderam as terras para o recém chegado mineiro já denominado Coronel Alcântara.

Inicia-se as plantações da Fazenda Prata e com a notícia das boas colheitas vêm para a região as famílias Joaquim Severo Batista, Francisco de Paulo Figueiredo e Antônio Lemos, a essas famílias deve-se a colonização inicial da região, construindo-se as primeiras residências e estabelecendo as primeiras lavouras. Com os desbravadores vieram o primeiro médico, Dr. João Cândido Fortes, e o primeiro padre, o Frei Joaquim Inácio de Melo, que celebrou a primeira missa como símbolo da fundação do povoado, no dia 24 de dezembro de 1888 na Fazenda Prata

Em 1896, Joaquim antônio Graciano e sua mulher Maria Sabina de Jesus doam aos padroeiros do local, São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição, 50 alqueires de terra onde é construída uma capela e inicia-se o desenvolvimento do povoado com a família Alcântara. 

A pujança do povoado inicial trouxe as famílias de Júlio Cerqueira Cezar, Dr. Costa Júnior, João Fentuoso de Melo, Baltazar Sodré, Francisco Inácio de Paula Abreu, Barbosa Ferraz, Pimenta Leôncio de Castro, Luiz Antônio de Almeida Barros, Dr. Fernandes Eugênio Martins Ribeiro e Dr. Geraldo Pacheco Jordão que são também reconhecidos como pioneiros de nossa querida cidade.

A Fundação

O povoado já era principal polo da micro região do Norte Pioneiro do estado do Paraná, então em 02 de abril de 1900 o mesmo foi desmembrado do município de Tomazina pela lei Estadual 522 recebendo o nome de Nova Alcântara. Pouco mais de 3 anos depois em 03 de abril de 1903, pela lei Estadual 471, o povoado Nova Alcântara foi elevado ao termo de Jacarezinho, esse termo deve-se pela sua localização as margens do rio Jacaré. Em 09 de março de 1904 é criada a Comarca de Jacarezinho, sendo o primeiro Juiz o Dr. Arthur Heráclio Gomes.

Daí em diante, o pioneirismo, a riqueza, dinamismo e muitas glórias fizeram de Jacarezinho um verdadeiro acervo histórico de nosso Estado, além de principal centro econômico e polo cultural de toda esta região do Paraná.

Desenvolvimento

A cidade de Jacarezinho teve seu maior desenvolvimento nas décadas de 30 a 60 com o ciclo do café, sendo o apogeu na década de 50, na época foi polo de desenvolvimento agrícola de toda a região Norte do Estado, o que não ocorre atualmente devido ao declínio da cafeicultura. Na atualidade o município desenvolve mais a lavoura de cana-de-açúcar, pastagens, em número reduzido vemos o plantio de soja, algodão e também as culturas para subsistências de feijão, milho, mandioca e hortaliças.

Vizinhos

Jacarezinho está localizado na zona Fisiológica do Norte do Paraná. São os seguintes limites do município:

- ao norte, os municípios de Andirá e Cambará e o estado de São Paulo
- ao sul, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora
- a oeste, Bandeirantes e Andirá
- e a leste, Ribeirão Claro