Portal da Cidade Jacarezinho

Segurança Escolar

Polícia Militar alerta para mensagem falsa de ataque em escolas na região

"São informações falsas para causar pânico na população", diz nota em áudio para a imprensa

Publicado em 12/04/2023 às 18:26

O 2º Batalhão de Polícia Militar de Jacarezinho informou na manhã desta quarta-feira (12), através de áudio divulgado para o grupo de imprensa no qual o Portal InformePolicial faz parte que as mensagens e textos que estão sendo divulgadas nas redes sociais sobre possíveis ataques em escolas são "fake news". São informações falsas para causar pânico na população.

A Polícia Militar vem realizando a operação policiamento nas escolas antes do fato ocorrido no Estado de Santa Catarina e continua com a presença das equipes policiais em todos os estabelecimentos de ensino do Norte Pioneiro na medida do possível.

O setor de inteligência do 2º Batalhão monitora este tipo de atividade e qualquer informação será repassada imediatamente pelos canais oficiais de Comunicação.

Não divulgue informações que não tenha certeza, pois isto só ajuda espalhar boato e causar pânico na população.

Segundo o Ministério Público, é importante deixar claro que toda e qualquer informação sobre ataques às escolas são recebidas e checadas pelos órgãos de segurança pública (Polícia Militar e Polícia Civil). Não se desacredita nenhuma informação recebida. Entretanto, o que se tem percebido é que pessoas inescrupulosas tem se aproveitado do medo implantado na população por contas dos recentes atentados ocorridos em São Paulo e Santa Catarina para provocarem alarde na sociedade.

É importante lembrar que as redes sociais, embora pareçam um território sem lei e onde se pode manifestar o pensamento no anonimato, é o local mais propício para se identificar os autores destas mensagens. E o art. 41 da Lei de Contravenções Penais pune com prisão de 15 dias a 6 meses quem provoca alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto.

Portanto, conforme dito, todas as informações são checadas pelos órgãos de segurança e, caso sejam verdadeiras, as medidas serão adotadas contra aqueles que planejarem ataques às escolas. Por outro lado, caso se confirmem serem informações inverídicas as que estão sendo veiculadas, com os mesmos rigores da lei serão punidos aqueles que divulgaram tais informações falsas apenas para criarem alarma na sociedade".


Fonte:

Deixe seu comentário