Portal da Cidade Jacarezinho

Facebook

Você sabia que o Facebook foi criado no dia 04 de fevereiro?

O primeiro nome do site era “The Facebook” e não tinha o famoso feed de notícias. Veja mais curiosidades nessa matéria.

Publicado em 04/02/2020 às 06:00
Atualizado em

Mark Zuckerberg, criador do facebook (Foto: Imagem ilustrativa)

Em 2004, Zuckerberg estava no segundo ano da faculdade, começou a trabalhar com seus amigos em um site que permitia aos alunos de Harvard, onde eles estudavam, criar seus perfis, subir algumas fotos e se comunicar com outras pessoas da universidade.


Descrevendo assim, parece que o Facebook “nasceu pronto”, certo? 

Na verdade, a primeira versão era bem simples e sequer possuía o hoje famoso “feed de notícias”

Desde o primeiro dia, foi a cultura ágil de entregar pequenas novidades aos poucos e rapidamente que garantiu o crescimento da ideia até ela se tornar o que é hoje.

O primeiro nome desse site, “The Facebook”, era uma referência aos livros que trazem nomes e fotos de todos os alunos de uma determinada turma.

A ideia não era exatamente nova. Outras redes sociais, como o Friendster e o Myspace, já existiam, embora não tivessem decolado da mesma maneira. 

Os primeiros passos do Facebook

Também não era novidade na vida do próprio Mark Zuckerberg. Semanas antes, ele havia feito o Facemash, um site de comparação entre fotos de alunas da universidade, em que os usuários poderiam votar na mais atraente.

A ideia, bem controversa, acabou rendendo alguns problemas para Mark na universidade. Inclusive, ele foi proibido de acessar os servidores de Harvard depois disso.

Desde o lançamento, a ideia se mostrou um sucesso. Ainda restrito a Harvard, o site virou assunto rapidamente em todos os cursos e turmas, e as pessoas ficavam ansiosas por receber um convite de algum amigo, para criarem seus próprios perfis.


“Quando eu comecei o Facebook, do meu dormitório, em 2004, a ideia que eu e meus amigos falávamos a respeito o tempo todo era de um mundo que fosse mais aberto.”

Conforme evoluía rapidamente o produto, agregando novas funcionalidades ou melhorando as já existentes, Zuckerberg e seus sócios Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin — começaram a expandir o serviço para outras universidades.

Logo, o Facebook (agora nome definitivo da ideia) se tornou uma “febre” entre universitários. A equipe recebia diversos pedidos, inicialmente de universitários de todo o país, depois de estudantes do mundo inteiro, para que suas instituições de ensino fossem convidadas.

Ainda em seus primeiros anos de Facebook, Zuckerberg recebeu investimento e mentoria de alguns nomes já consagrados da indústria de software. É o caso de Sean Parker, um dos criadores do Napster, e de Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal e também investidor do YouTube e do LinkedIn.

Em 2006, quando finalmente o site foi aberto a qualquer pessoa, não apenas universitários, eram abertas as portas para aquela que se tornaria a maior rede social do planeta: o Facebook.

Fonte:

Deixe seu comentário