Portal da Cidade Jacarezinho

Carnaval 2024

“Quem tem medo da Diversidade?” é o enredo da Acadêmicos Capiau para o Carnaval

Desenvolvido durante o ano de 2023 por meio de um considerável processo de pesquisa junto à comunidade local, o Enredo objetiva lançar um olhar crítico.

Publicado em 17/01/2024 às 18:22

(Foto: Divulgação | Assessoria Acadêmicos Capiau)

“Um carnaval para a Diversidade”. É assim que o carnavalesco da Escola de Samba Acadêmicos Capiau, James Rios, se refere ao tema do enredo para o Carnaval de 2024, que tem como título “Quem tem medo da Diversidade? Eu, Capiau, não tenho não. Sou do povo, sou amor e inclusão”. Desenvolvido durante o ano de 2023 por meio de um considerável processo de pesquisa junto à comunidade local, o Enredo objetiva lançar um olhar crítico sobre as diferentes identidades culturais presentes na cidade de Jacarezinho, as quais, por vezes, passam por um processo de escamoteamento.

Dessa forma, as pessoas com deficiência, as religiões de matriz africana, a comunidade LGBTQIAPN+, os povos indígenas, as crianças, os idosos serão o mote para um desfile que pretende emocionar os foliões na Rua Paraná, no domingo de carnaval. A agremiação carnavalesca, que levará para avenida do samba cerca de 200 componentes em oito alas, projeta, portanto, tocar em temas sensíveis que nem sempre são discutidos pela sociedade em geral e intenta fazer do desfile um grande espaço-momento educativo – é o que afirma o carnavalesco, James Rios.

“Toda a pesquisa deste enredo aponta para a necessidade iminente de romper com padrões de discursos oficiais e hegemônicos que tendem a silenciar a memória e a existência de diversas comunidades assentes em nosso território. Neste espetáculo audiovisual performado ao vivo, o racimo e todas as formas de preconceitos serão contestados para dar vazão ao protagonismo das pessoas e dos grupos socialmente discriminados. O que proponho é um carnaval para educar uma escola de samba e, para além dela, aquelas pessoas sensíveis e interessadas em desconstruir posicionamentos que não favorecem as diferenças”.

De todos os pontos memoráveis do enredo, o carnavalesco ainda comentou sobre uma particularidade apontada pela pesquisa: a presença dos povos indígenas no município. “A cidade de Jacarezinho é, por sua própria natureza compósita, muito diversa. Não é possível falar desta cidade sem nos remeter a toda a diversidade étnica, racial e cultural que a engendrou. É preciso considerar que antes do processo de colonização deste território havia, sobretudo às margens do Rio Jacaré, um considerável contingente populacional indígena de etnia Guarani. É uma versão da história que os nossos livros não contam e que quase ninguém comenta. Nossa agremiação não se eximirá dessa responsabilidade”, finaliza. 

Segundo a diretoria da Escola, os trabalhos foram iniciados no ano passado e seguem a todo a vapor. O professor de educação especial, Luís Ferreira, que também assina a direção de carnaval da Acadêmicos Capiau, comentou sobre a responsabilidade de produzir um carnaval com temas tão sensíveis.

“É uma grande responsabilidade produzir um desfile de escola de samba quando o nosso enredo brada a diversidade em muitos aspectos. O nosso trabalho se constitui com intuito de fazer com que diferentes grupos de pessoas ocupem o grande espaço cênico que é a Rua Paraná. Trabalhamos para mostrar que o respeito às diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo é um fator crucial para o desenvolvimento e o progresso da sociedade como um todo”, afirma. 

O desfile das escolas de samba, em Jacarezinho, está previsto para o domingo, dia 11 de fevereiro na Rua Paraná. Os interessados em participar do desfile da Acadêmicos Capiau poderão fazer a adesão de suas fantasias, gratuitamente, por meio do contato da Escola nas redes sociais como Facebook e Instagram. 

Fonte:

Deixe seu comentário