Portal da Cidade Jacarezinho

Curiosidade

Pássaro raro meio macho e meio fêmea encontrado na Pensilvânia

O pássaro é incrivelmente raro, é geneticamente parte macho e parte fêmea, dividido ao meio e exibindo cores vibrantes de ambos os sexos

Publicado em 10/11/2020 às 22:15
Atualizado em

(Foto: IFLSCIENCE)

Nas florestas da Pensilvânia, os biólogos conseguiram capturar um pássaro incrivelmente raro que é geneticamente parte macho e parte fêmea, dividido ao meio e exibindo as características de cores vibrantes de ambos os sexos.

Pesquisadores do Museu Carnegie de História Natural capturaram e marcaram o pássaro único em 24 de setembro na Reserva Natural Powdermill em Rector, Pensilvânia, de acordo com um comunicado do museu.

Pertence a uma espécie conhecida como grosbeak ( Pheucticus ludovicianus ), um grande membro da família cardinal encontrado em grande parte do leste da América do Norte.

O macho desta espécie é conhecido por sua plumagem colorida, mas este indivíduo tem penas de cores especialmente distintas que diferem em cada lado de seu corpo: o lado direito é vermelho rosado como um macho, enquanto o esquerdo é marrom-alaranjado como uma fêmea.

Isso ocorre porque o animal é um exemplo raro de ginandromorfismo bilateral , em que a aparência externa de um animal é dividida ao meio por sexo, metade macho e metade fêmea.

Ginandromorfismo

Foto: Annie Lindsay, Powdermill Nature Reserve / Carnegie Museum of Natural History

Acredita- se que a ginandromorfia ocorra por diferentes razões em diferentes espécies, mas para os pássaros, acredita-se que ocorra quando um óvulo acidentalmente se desenvolve com dois núcleos, um carregando um Z e o outro um W.

Se o óvulo for fertilizado por espermatozoides carregando dois machos Z cromossomos, o ovo se desenvolve com cromossomos ZZ (masculino) e ZW (feminino).

A equipe que descobriu este pássaro ginandromorfo recente agora está curiosa para ver se ele pode se reproduzir com sucesso. Uma vez que apenas o ovário esquerdo é tipicamente funcional em pássaros e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, é teoricamente possível para o indivíduo cruzar com um macho.

Foto: Annie Lindsay, Powdermill Nature Reserve / Carnegie Museum of Natural History

Embora as chances de ocorrência de ginandromorfia sejam excepcionalmente pequenas, o ginandromorfismo bilateral foi observado em vários animais diferentes. No início de 2019, um casal (também na Pensilvânia) avistou um cardeal do norte ( Cardinalis cardinalis ) com ginandromorfia metade marrom e metade vermelha.

No início deste ano, os cientistas também documentaram a descoberta de uma abelha ginandromorfa cujo lado esquerdo, o lado masculino, apresenta uma antena longa e mandíbula mais lisa, mas o lado direito , o lado feminino, apresentava uma antena curta, uma mandíbula pontiaguda e uma perna traseira.

Fonte:

Deixe seu comentário