Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

Dia Nacional do Mototaxista

Impossível não reconhecer e valorizar a atividade desses profissionais que já se fazem presente no dia a dia da sociedade brasileira.

Publicado em 24/09/2019 às 06:23
Atualizado em

Dia Nacional do Mototaxista (Foto: Foto ilustrativa - google.)

No Brasil, em menos de 10 anos de existência, a atividade de mototáxi, exercido predominantemente por jovens, consolidou-se nos mais diversos centros urbanos de todo o país, em especial nas regiões menos assistidas pelo poder público, constituindo uma realidade irreversível no transporte de passageiros.


No contexto do desenvolvimento social, onde se conjugam a pobreza e a possibilidade de remuneração, o mototáxi se configura como uma realidade de mercado para as comunidades mais pobres, contribuindo para a superação da vulnerabilidade de deslocamento.


Segundo a Federação Nacional de Motociclistas Autônomos (Fenamoto), a categoria já soma 500 mil profissionais no Brasil e não pode mais ser ignorada. ‘‘É uma atividade irreversível. É o tipo de transporte que as classes menos favorecidas podem utilizar, por não ser caro’’, argumenta o presidente do Sindicato de Motociclistas Autônomos do Distrito Federal, Luiz Carlos Garcia Galvão.


O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º. Fica instituído o Dia Nacional do Mototaxista, a ser

comemorado, anualmente, no dia 24 de setembro.

Fonte:

Deixe seu comentário