Portal da Cidade Jacarezinho

Dia do Soldado

Devido à pandemia, algumas ações tradicionais do Dia do Soldado foram canceladas

Nesta terça (25), comemoramos o Dia do Soldado. Data escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias

Publicado em 25/08/2020 às 06:26
Atualizado em

25 de agosto - Dia do Soldado Brasileiro (Foto: Reprodução)

Patrono do Exército Brasileiro, conhecido como “o pacificador” por ter evitado diversas rebeliões contra o Império, comandou as forças lealistas de 1839 a 1845 sufocando revoltas como a Balaiada; as Revoltas Liberais e a Revolução Farroupilha. Esteve à frente do exército também na vitória do Brasil contra a Confederação Argentina, em 1851, na Guerra do Prata.

Dez anos depois, também alcançou sucesso na Guerra do Paraguai, recebendo título de nobre pelo feito. Luís Alves de Lima e Silva foi a única pessoa a receber um título de duque durante o reinado de Pedro II.

Devido à pandemia, algumas das ações tradicionais que ocorrem em todo o país no Dia do Soldado, como a Corrida Duque de Caxias, foram canceladas. As solenidades pela passagem da data também foram simplificadas, para evitar cerimônias com aglomeração de pessoas.

No decorrer dessa fase de crise sanitária, militares dão exemplo e realizam diversas ações de apoio ao enfrentamento da doença, como a desinfecção de terminais rodoviários e metroviários; as diversas operações de descontaminação de instalações como hospitais, tribunais e locais de grande circulação; as campanhas de profilaxia, doação de sangue e transporte de alimentos; o apoio à vacinação de idosos, a distribuição de cestas básicas e o apoio ao desembarque de materiais de saúde, para a utilização em hospitais de diversas capitais, entre outras.

Especialmente em tempos difíceis, que a alma do soldado brasileiro persevere firme na crença de seus valores e na convicção da grandeza de seus ideais, para bem cumprir seu papel constitucional em prol da nação. 

"Parabéns a todos os militares do Brasil, homens e mulheres, até hoje fiéis aos valores de Duque de Caxias, guerreiros empenhados em cumprir o seu dever e fazer deste país um lugar mais seguro e melhor para se viver."

Fonte:

Deixe seu comentário