Portal da Cidade Jacarezinho

Segurança Escolar

5,6 mil policiais deverão reforçar segurança na rede estadual de educação

"Escola ainda é o lugar mais segura para os filhos da gente", diz Governador Ratinho Junior

Publicado em 13/04/2023 às 13:32
Atualizado em

Entre os 5.600 policiais, 2 mil são novas contratações. A ação foi uma decisão tomada junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) de forma imediata, informou o governador. (Foto: Reprodução/RPC)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quinta-feira (13), novas medidas para reforçar a segurança na rede estadual de educação. 5.600 policiais devem fazer rondas em frente às escolas e psicólogos estarão disponíveis para atender a comunidade escolar. Veja as medidas abaixo.

Entre os 5.600 policiais, 2 mil são novas contratações. Essa ação foi uma decisão tomada junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) de forma imediata, informou Ratinho.

"Dois mil policiais estão vindo da contratação que nós fizemos recente, que estavam na academia, e agora vão estar à disposição, já que estão preparados para fazer treinamento no dia a dia da rua, aos profissionais que já são efetivos no estado", disse.

Outra ação informada é a contratação de 40 psicólogos e 200 bolsistas da área de psicologia para atender a rede estadual de educação.

Os 40 profissionais serão divididos entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do estado para dar amparo psicológico aos funcionários. Os bolsistas, coordenados pelos profissionais, devem atender os estudantes.

"Se precisar contratar mais bolsistas, nós faremos isso", disse.


LEIA TAMBÉM:

Polícia Militar alerta para mensagem falsa de ataque em escolas na região


O governador informou também que o Paraná tem um programa chamado "Brigada Escolar" que, junto com a Secretaria de Segurança Pública, realiza um treinamento para ensinar a comunidade escolar a agir em situações adversas. Gestores, professores e funcionários de mais de 2.200 escolas do estado passam por essa capacitação.

"Todos aqueles que fazem parte do corpo técnico da escola passarão pelo treinamento. Esse treinamento começa hoje", falou.

Esta capacitação será realizada, pelo menos, duas vezes por ano, segundo o secretário de educação, Roni Miranda Vieira.

Também será implementado um aplicativo onde, em qualquer movimento suspeito, diretores e professores podem acionar a Polícia Militar para atendimento.

A Seed também deve destinar R$ 20 milhões para 2,2 mil escolas estaduais investirem em segurança como instalação de câmeras de monitoramento, portões eletrônicos, aumento de muros e outras reformas necessárias.

Ratinho também informou que ampliará de 204 para 400 o número de colégios Cívico-Militares.

Por fim, o governador pediu para que pais e responsáveis monitorem as bolsas, o comportamento e as redes sociais das crianças e adolescentes.

"Hoje o maior inimigo da sociedade se chama rede social, tem muita coisa boa, mas tem muita coisa ruim, muita coisa do mal. É importante a mãe e o pai monitorarem o que os filhos estão fazendo no dia a dia e terem pulso firme nesse sentido de poder colocar regra dentro de casa", falou.

Ratinho buscou tranquilizar as famílias após notícias de ataques em escolas no Brasil. No dia 5 de abril, uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo de ataque e quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas.

Ele pediu para que as pessoas evitem propagar notícias falsas de ataques.

"Escola ainda é o lugar mais seguro para os filhos da gente", relatou.

Fonte:

Deixe seu comentário