Portal da Cidade Jacarezinho

SANTA CASA

Santa Casa de Jacarezinho inicia obras de ampliação

Novo Centro de Documentação e Administração receberá os setores administrativos ampliando assim o número de leitos disponibilizados pelo SUS

Publicado em 01/04/2019 às 03:15
Atualizado em

A Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho iniciou neste mês de maio as obras de ampliação de suas instalações com a construção do CDA - Centro de Documentação e Administração.

A obra com aproximadamente 700 m2, construída com recursos próprios e abrigará os arquivos de documentos da instituição além dos setores administrativos e de faturamento de contas hospitalares, e está sendo executada pela empresa FortFerri sediada em Cambará, com mais de 100 obras nos estados do Paraná e São Paulo e vasta experiência na construção de estruturas de concreto armado.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

O término da construção não tem ainda prazo definido e dependerá do aporte de recursos a serem obtidos com os órgãos de saúde da esfera estadual e federal, garantindo assim a missão da entidade que é referência para mais de 20 municípios da região, com uma população estimada de aproximadamente 300.000 habitantes.

A transferência dos setores administrativos possibilitará a ampliação do número de leitos disponibilizados para o SUS - Sistema Único de Saúde, trazendo mais conforto e resolutividade para os internamentos que se situam hoje em torno de 4300 internamentos ao ano consolidando a parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, que colocou como uma de suas prioridades a garantia de acesso aos serviços de saúde com a consolidação das referências regionais e a descentralização do atendimento médico hospitalar.

Fachada - CDA Centro de Documentação e Administração da Santa Casa

No início desse ano, com o atraso dos repasses do SUS devido a reestruturação da Secretaria de Saúde e a reformulação das rotinas e contratos de saúde, a Santa Casa necessitou atrasar por alguns dias o pagamento de alguns prestadores, motivando comentários e publicações na mídia regional sobre a saúde financeira da instituição. 

A Santa Casa, assim como praticamente todas as entidades filantrópicas e demais prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS necessitam do repasse pontual dos recursos financeiros e qualquer atraso ou demora desse repasse motiva dificuldade no pagamento dos prestadores. 

O único serviço que preocupou a Diretoria foi a manutenção do Centro de Tomografia da Ultramed, situado no Pronto Socorro. A Santa Casa é hoje um dos poucos hospitais que possui este tipo de serviço funcionando 24 hs por dia como retaguarda no atendimento dos casos de urgência e emergência nas dependências do Pronto Socorro.

O Setor de Emergência da Santa Casa atende atualmente mais de 4.500 pacientes mensalmente através de parceria com a Prefeitura Municipal, contando com médico plantonista as 24 hs do dia e tendo como apoio o trabalho de aproximadamente 50 profissionais médicos, com 7 especialidades efetuando plantão remunerado de cobertura nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Ortopedia, Anestesiologia e Neurocirurgia.

Segundo o Presidente da entidade, o médico ginecologista com graduação em Saúde Pública, Dr. Nilton José de Souza, a atual Diretoria da Santa Casa, que tomou posse há 1 ano, iniciou reestruturação administrativa e de gestão, com priorização na qualidade do atendimento médico e investimentos em infraestrutura através da modernização dos equipamentos hospitalares e reformulação do Plano Diretor.

A obra que começou este ano foi fruto de intenso estudo por parte da Diretoria e é o primeiro passo para consolidação da Santa Casa de Misericórdia e da cidade de Jacarezinho como referência regional na área de saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário