Portal da Cidade Jacarezinho

Saúde

Paraná registra três óbitos por dengue em um por chikungunya

Jacarezinho chega a 63 casos de dengue registrados, diz boletim divulgado nesta terça (25) pela Secretaria Estadual da Saúde

Publicado em 26/04/2023 às 09:44
Atualizado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (25) o novo boletim da dengue, chikungunya e zika. No documento foram registrados mais 28.408 notificações, 7.138 casos e três novos óbitos por dengue. Já para chikungunya houve um acréscimo de 281 notificações, 44 casos confirmados e um novo óbito.

O Paraná soma neste período epidemiológico 168.978 notificações, 28.544 casos confirmados e 15 mortes por dengue. De Chikungunya são 1.676 notificações, 231 casos e dois óbitos. De zika são 73 notificações, sem casos e óbitos confirmados.


VEJA TAMBÉM:

Chuva deve continuar na maior parte desta quarta, 26 de abril em Jacarezinho


Com relação à dengue, 63.493 casos já foram descartados e há ainda 71.291 casos em investigação. A doença já registrou confirmações nas 22 Regionais de Saúde e em pelo menos 315 municípios paranaenses, quase 79% do Estado.

Os três novos óbitos por dengue foram registrados em Ibiporã (2) e Sertanópolis. Trata-se de três homens com 38, 68 e 84 anos, respectivamente. As mortes ocorreram entre 16 de março e 5 de abril. Apenas o paciente de Sertanópolis possuía comorbidades.

Já o registrado por chikungunya foi confirmado no município de Cascavel no dia 30 de março. O paciente era um homem de 71 anos e possuía comorbidades.


VEJA TAMBÉM:

SESC Jacarezinho abre duas oportunidades de emprego. Inscrições encerram hoje


O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez um apelo para a população, ao afirmar que a prevenção é a melhor maneira de evitar a transmissão das arboviroses pelo mosquito Aedes aegypti. “A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, nos quintais, por isso precisamos do apoio dos paranaenses em eliminar os criadouros”, disse.

As equipes da Sesa estão apoiando localmente os municípios na organização do enfrentamento das arboviroses. Este mês foram promovidos mutirões de limpeza em todo o Litoral pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Atualmente estão sendo realizadas visitas técnicas às Regiões de Saúde no Paraná e ações de campo em Guaraqueçaba com apoio do Núcleo de Entomologia da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.


Nove novos casos foram registrados em Jacarezinho, diz boletim, o que totaliza 63 pessoas infectadas pelo mosquito no município conforme anexo epidemiológico nº 35 (2022/2023).


IMÓVEIS:

Confira 4 opções de casas por até R$ 230 mil em Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário