Portal da Cidade Jacarezinho

SAÚDE

19ª Regional capacita profissionais da saúde para prevenção ao suicídio

A capacitação aconteceu em alusão à campanha Setembro Amarelo, realizada em todo Brasil, o qual tem como foco a prevenção ao suicídio.

Publicado em 17/09/2019 às 07:32
Atualizado em

19ª Reginal capacita profissionais da saúde para prevenção ao suicídio

Habilidade para prevenir um problema que vem assolando a sociedade em todas as camadas sociais: o suicídio. Este foi o objetivo de uma capacitação promovida pela 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho e atuação em 22 municípios do Norte Pioneiro, para os profissionais das secretarias municipais de Saúde, incluindo médicos e enfermeiros. O evento aconteceu na sede do Sebrae, em Jacarezinho, nesta segunda-feira (16).

A capacitação aconteceu em alusão à campanha Setembro Amarelo, realizada em todo Brasil, e que alerta para a prevenção ao suicídio e o tratamento adequado a pacientes que necessitem de uma atenção especial por apresentarem quadros depressivos.

As taxas de pessoas que tiram a própria vida são alarmantes em âmbito nacional e na região não é diferente. Daí a importância dos profissionais que atuam na saúde diretamente com a população terem a percepção em notar quando alguém mostre sinais de estar suscetível ao suicídio.

“A depressão e o suicídio são o mal do século. É muito importante que os profissionais que atuam junto à população saibam como prevenir e orientar pessoas que possam apresentar um quadro de risco”, explica o chefe da 19ª Regional de Saúde, Tony Palhares.

A capacitação começou na parte da manhã e se estendeu até o fim da tarde reunindo cerca de 120 profissionais dos municípios da região.

De acordo com o chefe da 19ª Regional de Saúde estão acontecendo diversas ações na região com este foco. “Desde o começo de setembro estão sendo realizadas ações de prevenção ao suicídio e, até o fim de mês teremos mais atividades para chegarmos ao maior número de pessoas possível, especialmente àquelas que mais estejam precisando de uma orientação neste momento”.

PROGRAMAÇÃO

A capacitação desta segunda-feira começou com um curso sobre medicina de emergência e crise hipertensiva, com o médico Diego Burani, e no período da tarde o tema foi prevenção ao suicídio com o médico Maicon Antunes, enfermeira Melina Spagnuolo e com o técnico da saúde mental Toni Mariano.

Fonte:

Deixe seu comentário