Portal da Cidade Jacarezinho

INFRAESTRUTURA

​Via Raposo assume concessão entre Itapetininga e Ourinhos

Nova gestão de 285 km prevê R$ 5,8 bilhões em investimentos em 30 anos.

Publicado em 20/02/2026 às 15:55

(Foto: Lettera Comunicação)

​A gestão da Via Raposo abrange o trecho da SP-270 (Raposo Tavares) e rodovias complementares, como a SP-189 e a SP-278. O contrato prevê melhorias estruturais profundas, incluindo a duplicação de 150 quilômetros de pistas e a implementação de novos recursos tecnológicos.

​Os motoristas já contam com seis bases de atendimento localizadas estrategicamente em Itapetininga, Angatuba, Paranapanema, Itaí, Piraju e Canitar. Estas unidades oferecem sanitários, fraldários, bebedouros e salas de descanso climatizadas. Além disso, a frota de apoio operacional conta com seis ambulâncias, cinco viaturas de inspeção, guinchos leves e pesados, e caminhões de combate a incêndio. O serviço pode ser acionado 24 horas por dia pelo telefone 0800 270 2700.

Manutenção e impacto regional

​No primeiro dia de atividades, cerca de 130 colaboradores foram mobilizados para frentes de conservação ao longo de todo o trecho concedido. As ações imediatas envolvem operação tapa-buraco, roçada, limpeza de sistemas de drenagem e reparos na sinalização para aumentar a segurança viária.

​A Rodovia Raposo Tavares é um corredor logístico essencial para o interior paulista, escoando produções de grãos, cana-de-açúcar e eucalipto, além de receber cargas do Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao todo, os avanços contratuais beneficiam diretamente 13 municípios da região entre Itapetininga e Ourinhos.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp