Portal da Cidade Jacarezinho

IFPR

Projeto de estudantes do IFPR de Jacarezinho está concorrendo a prêmio

Para conseguirem premiação, precisam de um número significativo de curtidas. Conheça o projeto, curta e compartilhe para conseguirem alcançar mais pessoas.

Publicado em 22/06/2020 às 23:49

Projeto de estudantes do IFPR de Jacarezinho está concorrendo a prêmio (Foto: Divulgação)

Estudantes do IFPR, campus Jacarezinho, que apresentaram projeto na Geniuscon 2019 estão participando da FBJC que é uma feira de jovens cientistas com o projeto de IOGURTE NATURAL COM PÉTALAS DE ROSAS e concorrendo ao prêmio. 

Para conseguirem premiação, precisam de um número significativo de curtidas. Portanto, precisam do apoio da população jacarezinhense. 

Participe! Deixe sua curtida 👉clicando aqui 


IOGURTE NATURAL COM PÉTALAS DE ROSAS

Atualmente, estão disponíveis aos consumidores diversos tipos de iogurtes, apresentando diferentes consistências e sabores obtidos a partir de frutas, porém, as exigências dos clientes crescem paralelamente ao crescimento de novos produtos nos mercados. Com isso, a criação de produtos inovadores que ofereçam benefícios, praticidade e baixo custo às pessoas está sendo cada vez mais estimulada, sendo viável a elaboração de um iogurte que apresente essas semelhanças. Assim, o objetivo do projeto consiste em elaborar um iogurte do tipo grego com calda extraída de pétalas de rosas.

O primeiro passo foi à produção do iogurte, onde foram usados leite, açúcar, estabilizante e fermento lácteo. Posteriormente, duas texturas de calda foram realizadas, utilizando-se pétalas de rosas vermelhas frescas. Para a primeira calda, houve filtração das pétalas e para a segunda calda os pedaços de pétalas foram preservados no produto final. Foi observado que o iogurte elaborado apresentou textura semelhante aos produtos comerciados. A calda que continha pedaços das rosas proporcionou maior similaridade a iogurtes de marcas já estabelecidas que utilizam pedaços de frutas nas caldas de seus produtos. No entanto, será preciso a realização de testes sensoriais para avaliar a opinião de provadores sobre os dois tipos de iogurte produzidos, bem como a sua intenção de compra.

Além disso, os próximos passos do projeto consistem em analisar o produto em suas características microbiológicas e físico-químicas, a fim de elaborar uma tabela nutricional e garantir a qualidade sanitária do produto.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário