Portal da Cidade Jacarezinho

EDUCAÇÃO

​Matrículas 2026: Sesa prorroga prazo final até domingo para rede estadual

​Prazo estendido é a última chance para regularizar a situação via Área do Aluno. Quem perder, será alocado conforme a disponibilidade de vagas.

Publicado em 12/12/2025 às 14:40

(Foto: SEED)

​A Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) prorrogou o prazo de matrícula para o ano letivo de 2026 até este domingo (14 de dezembro). O procedimento deve ser feito preferencialmente via Área do Aluno. Esta é a última possibilidade para que responsáveis e estudantes regularizem a situação escolar, solicitem novas vagas e confirmem matrículas pendentes na rede estadual de ensino.

​O secretário Roni Miranda estima que cerca de 1 milhão de alunos devem iniciar o ano letivo de 2026 matriculados.

Consequências de Perder o Prazo:

​O secretário reforçou que, embora o estudante que não conseguir se matricular no prazo tenha o direito de estudar na rede estadual, ele será alocado conforme a disponibilidade de vagas. Isso significa que há a possibilidade de o aluno ser matriculado em outra unidade que não seja a de sua preferência.

Documentação Necessária (Matrícula):

  • ​Para efetuar a matrícula, é obrigatório apresentar:
  • ​Comprovante de residência atualizado;
  • ​Certidão de nascimento ou documento oficial com foto (RG ou CPF);
  • ​Comprovante de vacinação (para menores de 18 anos);
  • ​Histórico escolar ou comprovante de escolaridade;
  • ​Laudo médico e documento de tutela/guarda, quando aplicável.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp