Portal da Cidade Jacarezinho

Colégio Elo

Como conversar sobre o coronavírus com jovens e crianças

O Colégio também informa sobre a suspensão das aulas e a organização das atividades para garantir a continuidade dos estudos

Publicado em 18/03/2020 às 01:26
Atualizado em

Como conversar sobre o coronavírus com jovens e crianças (Foto: Comunicação - Colégio Elo Jacarezinho)

Sabemos que as notícias que cercam o coronavírus têm deixado a todos nós bastante apreensivos. Porém, como escola, precisamos ressaltar a importância de estarmos sempre bem informados e de mantermos a calma que o correto saber traz. Por isso, devemos nos ater a fontes seguras de informação para bloquear as fontes incorretas, que desejam somente disseminar a angústia e o pânico. 

Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar algumas informações sobre como falar sobre o coronavírus com jovens e crianças.

Informe-se e controle seus próprios medos 

É necessário que a própria família também compartilhe com seus filhos informações confiáveis, já que os pais são muito responsáveis por transmitir-lhes segurança. Por isso, a família precisa estar preparada para desmentir boatos e para diminuir a ansiedade dos filhos.

Pergunte a seus filhos o que eles sabem sobre o coronavírus 

No caso dos muito pequenos, é possível que tenham escutado fragmentos de informações, que podem ser equivocadas. Escute-os e converse com eles.

Cuidado com os avós 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas (80%) se recupera da doença sem nenhum tratamento especial. Oriente as crianças de que, se os avós ficarem doentes, um(a) médico(a) vai ajudá-los a se recuperarem. É importante falar abertamente sobre isso, para que as crianças não tenham medo de que os avós morram e para que não fiquem, sozinhas, fantasiando situações ruins.

É preciso ouvir os medos 

Os pais precisam escutar os medos dos filhos e devem mostar-lhes que o medo é um sentimento normal, mas que precisa ser dimensionado. Acolha os medos dos filhos e mostre que estão seguros quando seguem as orientações de higiene. Mostre a sua presença e a força da família para cuidar de todos.

Mostre o poder da higiene como prevenção 

Reforce que a melhor forma de evitar a doença é lavar bem as mãos e evitar esfregar os olhos ou colocar a mão no rosto, nariz e boca.

O Colégio Elo é uma escola sempre preocupada com as questões que o mundo traz, o coronavírus foi abordado em diferentes disciplinas, e nossos alunos estão bem informados. Estamos colocando em prática as melhores estratégias diante dessa circunstância.

Nossas aulas presenciais serão suspensas a partir da sexta-feira, 20 de março, por tempo indeterminado, porém, estamos organizando atividades para garantir que os estudos continuem da melhor maneira possível. 

Estamos certos de que, agindo com consciência, vamos passar por estes dias mais desafiadores. Deles sairemos com a certeza de quem agiu da melhor maneira, pensando no bem comum e na saúde de todos.

É assim que age uma escola de excelência: sempre aprende com a vida e sempre ensina a partir das mais diversas situações.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário