Portal da Cidade Jacarezinho

Escola Digital

Colégio Elo: como nos tornamos uma Escola Digital

O distanciamento físico nos colocou diante do desafio de desenvolver uma nova forma de fazer uma educação efetiva

Publicado em 19/05/2020 às 03:57
Atualizado em

Professores com grande experiência em sala de aula se reinventaram para atender às novas demandas da Escola Digital (Foto: Comunicação - Colégio Elo)

Nós do Colégio Elo, enquanto escola, temos uma função social. Para isso, com o atual cenário de pandemia da Covid-19, aderimos ao projeto da Escola Digital, com o objetivo de continuar as atividades pedagógicas remotamente para não causar prejuízo ao desenvolvimento dos alunos, e com o menor impacto possível no calendário escolar para o presente ano letivo. Estamos trabalhando de modo remoto desde o dia 20 de março. Foi assim, de um dia para o outro, que toda a equipe do Colégio Elo se viu diante do desafio de desenvolver junto a nossa comunidade escolar uma nova forma de fazer uma educação efetiva.

Isso tudo está sendo possível através da dedicação intensa da nossa equipe e da parceria que temos há anos com o Sistema Anglo de Ensino, sempre atento às mudanças e eficiente ao oferecer novas ferramentas de aprendizagem. Para além disso, a Escola Digital se tornou, e se torna possível todos os dias, porque temos uma parceria ainda mais importante com as famílias, que têm dedicado tempo e auxiliado seus filhos a enfrentar essa nova forma de estudar.

Da Educação Infantil até o Ensino Médio, nossa escola foi toda repensada de modo a atender as normativas estaduais e federais. Mantemos contato diário com as famílias e alunos através de grupos criados no WhatsApp para cada uma das séries de todos os segmentos. Também, são realizadas interações através de plataformas como o Google Meet Hangouts.

Com a pandemia, o Plurall, já utilizado pelo Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio para atividades digitais em formato de tarefas de casa, foi ampliado. Assim, foi possível desenvolver junto às crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental as novas maneiras de ensinar e aprender da Escola Digital. A Plataforma Plurall, busca garantir a qualidade no ensino, além de permitir uma melhor experiência de aprendizagem para professores e alunos.

Através das nossas redes sociais, compartilhamos as aulas especiais de Corpo e Movimento, Musicalização, Xadrez e o nosso Momento Biblioteca. Outra proposta para esse período de isolamento são atividades extracurriculares que proporcionam conhecimento. Para isso, postamos, semanalmente, indicações de entretenimento para toda a família. Os conteúdos podem ser acessadas por qualquer pessoa, ampliando o alcance da escola para a comunidade externa.

O Colégio Elo, hoje, tem como maior preocupação garantir o acesso e a qualidade de nossas atividades para todos. Para isso, frequentemente, estamos analisando as ações e ouvindo as sugestões das famílias que nos procuram. Sabemos que alguns pontos ainda precisam ser desenvolvidos, mas acreditamos que a parceria entre escola e família está sendo muito rica e, por isso, continuaremos apostando na Escola Digital, com um ensino remoto de qualidade e em evolução.

Experimentos práticos também são realizados nas aulas on-line para ilustrar os conceitos apresentados

Texto e fotos: Comunicação – Colégio Elo


Fonte:

Deixe seu comentário