Portal da Cidade Jacarezinho

Alerta laranja

Onda de calor atinge Jacarezinho e temperaturas podem chegar aos 36°C

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso laranja de perigo devido às altas temperaturas que atingirá 5 estados nos próximos dias.

Publicado em 12/03/2024 às 09:11
Atualizado em

(Foto: Inmet)

Há poucos dias do fim do verão, as temperaturas voltaram a subir em áreas de 5 estados, inclusive no Paraná, a partir desta segunda-feira (11). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou o aviso laranja de perigo devido à onda de calor que deve durar até às 18h da próxima sexta-feira (15)

A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.


Clique aqui para receber as notícias do Portal da Cidade Jacarezinho no seu WhatsApp!


Segundo o agrometeorologista Renã Araújo, uma massa de ar quente com início no norte da Argentina e Paraguai se expandiu. A consequência será uma barreira que dIficulta a entrada de massas de ar frio por vários dias consecutivos.

Em Jacarezinho nos próximos dias o calor segue influenciando e as temperaturas máximas poderão atingir valores expressivos, acima dos 35°C. A umidade relativa é baixa e a possibilidade de chuva é mínima. Caso ocorra, teremos chuvas isoladas na parte da tarde, mas que não será suficiente para resolver a seca e diminuir as temperaturas elevadas.

Cuidados

O Inmet destaca que, com a baixa umidade, aumenta o risco de incêndios florestais, além de problemas para a saúde das pessoas, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As recomendações para enfrentar a baixa umidade são beber bastante líquido; não fazer atividades físicas não recomendadas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

O Inmet orienta a buscar outras informações junto à Defesa Civil, no telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, telefone 193.

Fonte:

Deixe seu comentário