Portal da Cidade Jacarezinho

Turismo Regional

Norte Pioneiro pode sediar 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso

O município de Bandeirantes é um dos candidatos a receber o evento em 2024

Publicado em 03/03/2023 às 19:02
Atualizado em

O Norte Pioneiro do Paraná poderá sediar a 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso em 2024. O município será escolhido, aquele que atender melhor os requisitos. A princípio Bandeirantes tem a intenção e preliminarmente recebeu apoio de outros municípios.

Recentemente a Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná - Atunorpi realizou a primeira reunião bimestral de 2023 e também falou sobre o assunto.

A pauta principal da reunião foi a discussão da possibilidade do Norte Pioneiro sediar o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso em 2024.

O município de Bandeirantes foi um dos que se prontificou a tentar viabilizar a realização e concorrer para sediar o evento. Outros municípios presentes deram apoio à candidatura de Bandeirantes.

O secretário municipal de indústria, comércio e turismo da cidade, Bruno Castanho destacou que está em conversas para tentar realmente viabilizar os detalhes e concorrer a sediar o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso em 2024.

"Tivemos uma conversa preliminar, ainda tenho que ver alguns detalhes e confirmar o apoio da região", explicou o secretário.

Na reunião, Luciana Valgrande, técnica de Relações com o Mercado - Senac Jacarezinho e Senac Santo Antônio da Platina, falou sobre projetos em que a Atunorpi, em conjunto com instituto Bourbom, Fecomércio e o próprio Senac, do Trabalho de Capacitação de Mão de Obra Hoteleira.

Ela ainda falou sobre Pratos Oficiais, outro projeto do Senac em parceria com a Atunorpi e IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Requisitos

Para que o município que tiver interesse em sediar o evento em 2024, é necessário que esteja no Mapa do Turismo Brasileiro, contar com atrativos religiosos com fluxo de visitantes, apresentar como contrapartida infraestrutura adequada como auditório para 200 pessoas com palco, painel para projeção visual (led ou projetor), sonorização no ambiente, cinco microfones, cinco poltronas no palco, técnico para operação do som e imagem durante o evento, internet no espaço, coffee break para dois dias de evento, suporte para água para os palestrantes e debatedores dos painéis, hospedagem para no mínimo cinco palestrantes e translado local.

Fórum

Ação idealizada em 2018 pelo Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, o Fórum reúne profissionais envolvidos com o setor, entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas, entre outros. O Fórum, realizado este ano no Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, promove troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em Turismo Religioso do Paraná, de diversos estados do país e do exterior.

Atunorpi - Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 16 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

Fonte:

Deixe seu comentário