Portal da Cidade Jacarezinho

Turismo regional

Investimento em turismo religioso traz novo perfil econômico do Norte Pioneiro

Tanto investimentos públicos como privados no turismo religioso são um dos vetores do novo desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro, diz Romanelli

Publicado em 01/08/2022 às 18:53

(Foto: Da Assessoria)

(Foto: Da Assessoria)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 1º de agosto, que os investimentos públicos e privados no turismo religioso são um dos vetores do novo desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro. Romanelli avalia que, além de gerar empregos de imediato com a construção de novos empreendimentos, a atração de turistas de várias partes do Paraná e do Brasil aquece a economia e destaca a região no cenário nacional.

“O Norte Pioneiro tem grande potencial para investimentos em turismo rural e religioso. São fazendas centenárias e santuários que anualmente atraem milhares de turistas, fazendo a região conhecida em todo o Brasil e até no exterior”, disse o deputado.

Romanelli cita como exemplo o Morro dos Anjos Águas Quentes Hotel Resort, em Bandeirantes. O complexo de lazer está com 50% das obras finalizadas e deve ser inaugurado no próximo ano. “É o único resort construído ao lado de um santuário religioso, o São Miguel Arcanjo, e que vai mudar o perfil da região”, avalia.

Morro dos Anjos — Romanelli estima que, com a inauguração do empreendimento, previsto para o final de 2023, a região vai ingressar no seleto grupo dos principais roteiros turísticos do Brasil.

O resort terá 300 chalés e um parque aquático de águas termais, com piscinas com temperatura de até 40 °C e tobogãs. Também será construída uma praia de água artificial, estruturas indoors e vários equipamentos serão disponibilizados aos visitantes, inclusive piscina de surfe, playground temático, quadras poliesportivas, academia, lago pista de boliche, sala de cinema e restaurantes.

Santuário — Além do resort hotel, outros investimentos estão em andamento em Bandeirantes, com o objetivo de ampliar o complexo do Santuário de São Miguel Arcanjo. No espaço, que atrai anualmente cerca de 600 mil peregrinos, está sendo construída uma arena coberta de 30 mil metros quadrados. A meta é receber até 30 mil pessoas sentadas e 50 mil em pé. O complexo inclui ainda a Cruz e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Também está em fase de implantação a Via Sacra, um caminho religioso que inclui a visita a 15 capelas. O roteiro permite aos devotos percorrer os 15 atos do calvário de Jesus. Também será construída uma passarela, para facilitar a travessia dos fiéis e devotos, com conforto e segurança, sobre a rodovia BR-369.

O Santuário possui a segunda maior imagem de São Miguel Arcanjo do mundo, de acordo com a Igreja Católica, com 19 metros de altura. Há também a segunda maior cruz, com 81 metros de altura, equivalente a um edifício de 27 andares.

Romanelli destaca ainda a construção de uma passarela para facilitar o acesso de peregrinos ao santuário no valor de R$ 6,1 milhões. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) deve divulgar nos próximos dias o resultado da licitação para execução da obra, que também inclui melhorias na rodovia BR-369.

Fonte:

Deixe seu comentário