Portal da Cidade Jacarezinho

Turismo regional

Diversificada, Ficafé 2022 expõe potenciais do agronegócio regional

15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná atraiu milhares de participantes.

Publicado em 24/10/2022 às 12:37

(Foto: Da Assessoria)

(Foto: Da Assessoria)

(Foto: Da Assessoria)

(Foto: Da Assessoria)

15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná atraiu milhares de participantes e apresentou, além do café especial, outros produtos diferenciados da região.

Uma edição histórica. Mais do que o retorno presencial, a 15ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) ficará marcada por ser realizada em conjunto com a 1ª Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, com produtos certificados e especiais da região e com grande potencial de fortalecer ainda mais o cenário agro no Norte Pioneiro.

Com o café especial produzido na região devidamente consolidado no mercado, a Ficafé 2022 pode abrir espaço também para que outras culturas tivessem a oportunidade de mostrar sua qualidade em um evento de projeção nacional no meio do agronegócio – claro que sem reduzir à vasta e reconhecida programação voltada a produção que dá nome à feira.

Desta forma, 20 produtos especiais e devidamente certificados tiveram espaço para “se apresentar” ao mercado. São produções de frutas, vegetais, legumes, queijos, vinhos, condimentos e outros projetos que, com apoio do Sebrae/PR, têm na qualidade e na certificação de órgãos reguladores um importante diferencial e estiveram ao alcance (literalmente, através da degustação) dos cerca de 2,5 mil visitantes da feira, além de todo alcance midiático que o evento já tem.

Isso, claro, somado a atividades que são tradicionais na Ficafé, como rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, e o networking entre os membros da cadeia produtiva.

Para o consultor do Sebrae/PR e um dos idealizadores da Ficafé, Odemir Capello, a diversificação de exposição dos produtos deve ser uma tendência para as próximas edições da feira.

“A gente acredita muito no potencial de todos esses produtos e de outros que com certeza terão oportunidades de estar aqui no futuro. Essa conexão entre os produtores com o mercado, com a inovação, tecnologia, universidades, enfim, tudo isso cria um ambiente onde a possibilidade de crescimento é cada vez maior e que favorece muito o desenvolvimento da região através do agronegócio, que é o grande objetivo”, avalia.

PRODUTORES

Entre os produtores dos produtos especiais que integraram a Feira Sabores, o sentimento foi de gratidão e otimismo com a exposição de suas marcas, com o conhecimento adquirido e os com os contatos estabelecidos.

Há 20 anos produzindo vinhos, além de polpas, sucos e geleias, Tiago Bataer considera que a participação da feira tenha sido uma das principais exposições de sua marca em todo esse tempo. Sem o uso de química em todo o processo de produção e feito a partir de uvas orgânicas, o vinho que vem de Ibaiti foi um dos produtos mais procurados nos três dias de feira.

“Aqui é uma oportunidade única que a gente tem de fazer contato, de mostrar nosso produto e de estar em meio a um público focado, que é uma grande vantagem. Espero que a Feira de Sabores se firme como foi com a Ficafé e cada vez mais produtores tenham esse espaço para mostrar seu trabalho”, projeta.

Após duas décadas dedicadas à T.I., Davi Abreu, do Rancho dos Abreus, em Siqueira Campos, levou para o agronegócio o empreendedorismo que carregava em seu tempo de grandes empresas. O resultado foi que em cinco anos uma propriedade rural comprada com o intuito de lazer se tornou referência em produção de frutas, legumes, vegetais e temperos orgânicos.

“Esse apoio do Sebrae é muito importante para quem é pequeno produtor. E ter esse espaço na feira, essa oportunidade de integração, de ampliar os conhecimentos e contatos, só vai fazer com que todos nós possamos crescer cada vez mais”, elogia.

A FEIRA

Realizada em Jacarezinho entre os dias 18 e 20 deste mês, a Ficafé é o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil, sendo uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com patrocínio do Sebrae Nacional, e expositores como Mútua Paraná, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Paraná e CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), dentre diversos outros.


Fonte:

Deixe seu comentário