Portal da Cidade Jacarezinho

Turismo religioso

Diocese de Jacarezinho apresenta nova coordenação da Rota do Rosário

A tomada de posse da nova diretoria foi feita na cidade de Joaquim Távora, após uma Missa celebrada pelo bispo de Jacarezinho, Dom Antonio Braz Benevente.

Publicado em 13/04/2022 às 17:34
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Rota do Rosário)

(Foto: Divulgação / Rota do Rosário)

Após a Santa Missa da Unidade, no dia 11 de abril às 19h30 em Joaquim Távora, foi realizada a transição e tomada de posse da nova coordenação da Rota do Rosário – Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho e Campos Gerais.

A Rota do Rosário foi lançada no dia 18 de outubro de 2008 pelo bispo Dom Fernando José Penteado (hoje emérito). Naquele mesmo dia, juntamente com os reitores dos Santuários da Diocese e todo o povo de Deus, foi inaugurado o Santuário da Mãe Rainha em Jacarezinho/PR.

Em sua homilia Dom Fernando disse: “a Rota do Rosário é como um grande mosaico, onde cada pessoa pode participar. Ela é ecumênica e não exclui ninguém. Cada um deve contribuir com o seu brilho, o seu modo de participar para enriquecer toda a comunidade. É um caminho de fé a ser percorrido”.

Por ser um Projeto de Evangelização que une as Igrejas e Santuários, a Rota contribui para consolidar a Pastoral do Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho, com a missão de acolher, dialogar e evangelizar com ousado ardor missionário. Nas palavras do atual Bispo Dom Antonio Braz, “a Rota do Rosário é um organismo de comunhão e evangelização. É um grande projeto de desenvolvimento regional”.

Hoje, a Rota do Rosário engloba as regiões turísticas do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais, congregando 12 municípios e 15 santuários, além de inúmeros atrativos, equipamentos e serviços turísticos. Seus 15 santuários são:

Na Região dos Campos Gerais:

  • Santuário de Nossa Senhora das Brotas – Piraí do Sul – Diocese de Ponta Grossa
  • Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria – Jaguariaíva
  • Santuário Igrejinha São João Batista – Arapoti

Na Região do Norte Pioneiro:

  • Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus e Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – Ibaiti (02)
  • Santuário Divino Espírito Santo – Ribeirão do Pinhal
  • Santuário São Miguel Arcanjo e Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus – Bandeirantes (02)
  • Santuário Nossa Senhora das Graças – Santo Antonio da Platina
  • Santuário Mãe e Rainha e Nossa Senhora de Guadalupe – Jacarezinho (02)
  • Santuário São Vicente Pallotti – Ribeirão Claro
  • Santuário Santíssimo Nome de Jesus – Joaquim Távora
  • Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde – Siqueira Campos – Santuário da Imaculada Conceição Aparecida e Santo Inocêncio Mártir – Tomazina

Para o ato de transição foi convidado o Padre Celso Miqueli para fazer uso da palavra, o qual convidou à frente os atuais reitores, agradeceu e entregou ao Bispo Dom Antonio Braz uma pasta com documentos e apontamentos das reuniões e atividades realizadas desde o início da Rota, retratando e preservando a história desse caminho tão especial e representativo, a qual posteriormente foi repassada pelo Bispo ao novo coordenador Padre Anderson Marchiori que fez uso da palavra para agradecer e apresentar os coordenadores que junto com ele tomam posse.

Fonte:

Deixe seu comentário