Portal da Cidade Jacarezinho

KUCARACHA

Startup de Jacarezinho visa introduzir insetos na alimentação dos Brasileiros

Alunas do Instituto Federal do Paraná criam Startup e fazem parte do SRI (Sistema Regional de Inovação)

Publicado em 06/12/2018 às 08:28
Atualizado em

A Startup Kucaracha nasceu de um projeto de pesquisa realizado por alunas do Instituto Federal do Paraná no campus de Jacarezinho. 

O projeto visa introduzir os insetos na alimentação dos Brasileiros como uma cultura brasileira. Para a maioria dos Brasileiros esse tipo de alimentação é exótica, mesmo assim existem muitos que já introduzem insetos em sua dieta diária, porém precisam importar de outras culturas como a do México por exemplo.


Os insetos são iguarias na gastronomia mexicana. No México, insetos e larvas sustentaram por séculos os guerreiros astecas com seu valor nutricional rico em proteína e fazem parte da tradição gastronômica local. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o país conta com o maior número de insetos comestíveis do mundo, cerca de 500 espécies. 

Veja o exemplo do Chapulines (gafanhotos), estes insetos são os mais consumidos do país, e serviram de inspiração para o personagem do Chapolin Colorado. Eles são recolhidos apenas em determinadas épocas do ano (da eclosão no início de maio até o final do verão/início do outono). Depois de serem cuidadosamente limpos e lavados, eles são torrados em um comal (chapa de ferro) e normalmente temperados com alho, suco de limão, sal e podem vir com um toque de pimenta. Há quem diga que o gosto lembra o de camarão, só que que um pouco mais forte.


Introduzir esse tipo de alimentação na cultura brasileira não vai ser da noite para o dia, mesmo assim as meninas estão animadas, sua Startup recebe apoio do SRI (Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro). 

São produtos de alto valor sustentável, pois os insetos precisam de espaço pequeno e muito pouco alimento e água para serem criados, além de serem criados em laboratórios e extremamente limpos.

Inicialmente a Kucaracha possui 2 produtos:

Refrigerante de abacaxi enriquecido com extrato da barata gigante Mandagascar

Bebida de açaí com frutas vermelhas usada na prevenção de doenças cardiovasculares

Jacarezinho e região possui jovens com grandes ideias de alto potencial para originar empresas de sucesso. O Sistema Regional de Inovação está fazendo um excelente trabalho em abrir e mostrar o caminho para que essas Startups de nossa região sejam num futuro a médio prazo motivo de orgulho e aumento do capital humano inovador do Norte Pioneiro.

Fonte:

Deixe seu comentário