A cidade de Jacarezinho é o ponto de partida para a temporada 2026 do Circuito Caminhos do Paraná, a maior caravana de motorhomes e trailers do Brasil. A partir desta terça-feira (7), 20 veículos de recreação iniciam uma jornada que percorrerá 80 municípios paranaenses até setembro, levando atrações culturais, ambientais e gastronômicas gratuitas à população. Em Jacarezinho, o comboio permanecerá acampado por dois dias, realizando uma participação especial no 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, no Centro de Eventos Prefeito José Antônio de Oliveira.
O projeto, que em 2025 impactou mais de 4,5 milhões de pessoas, ampliou sua abrangência para este ano com a meta de fortalecer o turismo sobre rodas e a sustentabilidade. Uma das novidades desta edição é a parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), que prevê a visitação a 20 parques estaduais e o plantio de milhares de mudas de árvores nativas ao longo do roteiro. Durante a estadia em cada cidade, o público pode visitar o interior das casas sobre rodas das 13h30 às 21h, além de interagir com os 40 aventureiros que compõem a comitiva.
Após deixar Jacarezinho na quarta-feira, a caravana seguirá para Andirá, Santa Mariana e Cornélio Procópio, fechando a primeira etapa no Norte Pioneiro. Segundo os organizadores, a iniciativa não apenas promove um estilo de vida conectado à natureza, mas também gera um impacto econômico direto nos municípios visitados. Em 2025, a circulação dos caravanistas injetou cerca de R$ 2,5 milhões na economia local das cidades visitadas, consolidando o Paraná como referência nacional no setor de campismo e caravanismo.