NOSSA HISTÓRIA
Vila Ema em Jacarezinho nasceu de projeto pioneiro de mecanização
Espaço abrigou empresa idealizada por Nelson Rockefeller nos anos 1970. Área também sediou a primeira feira agrícola do Paraná.
Publicado em 01/10/2026 às 18:29
Um registro fotográfico da década de 1970 retrata as origens do bairro atualmente conhecido como Vila Ema, em Jacarezinho. A localidade traz em sua história a marca da modernização do campo no interior brasileiro, resultante da criação da Empresa de Mecanização Agrícola (EMA), iniciativa promovida por Nelson Rockefeller, que posteriormente ocuparia o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.
O terreno escolhido para sediar o projeto já possuía importância histórica para o agronegócio estadual, tendo abrigado anos antes a 1ª Exposição-Feira Agrícola do Paraná. A implementação da empresa impulsionou o uso de tecnologias e maquinários no setor produtivo em toda a região.
Com as transformações no cenário agrícola nacional ao longo dos anos, as atividades da empresa foram encerradas. Os imóveis residenciais pertencentes ao complexo acabaram comercializados para a comunidade local, consolidando a ocupação urbana do espaço sob a denominação de Vila Ema.
Fonte: Dr. Celso Antônio Rossi (in memorian)
Notícias relacionadas
Prédio da antiga loja A Nacional é demolido em Jacarezinho
30/09/2026 às 18:06
Jacarezinho tem chuva e queda na temperatura nos próximos dias
30/09/2026 às 11:37
Legado de Rui Barbosa batiza principais pontos históricos de Jacarezinho
29/09/2026 às 18:12
BR-153 terá interdição total para detonação de rochas em Jacarezinho nesta terça e quarta
29/09/2026 às 10:43
Falecimentos ocorridos em Jacarezinho e região
28/09/2026 às 11:39
Jacarezinho inicia a semana com calor de até 33°C e chuva na terça
28/09/2026 às 11:26