Portal da Cidade Jacarezinho

NOSSA HISTÓRIA

Primeira Igreja Matriz de Jacarezinho era na Praça Rui Barbosa

Hoje iniciamos uma coluna especial, "Nossa História" foi criada para mostrar a você curiosidades históricas dos primeiros tempos de Jacarezinho

Publicado em 16/04/2024 às 10:00
Atualizado em

Foto do final da década de 30. Vê-se a Igreja com alunos das escolas e a população participando dos festejos da época (Foto: Dr. Celso Antônio Rossi (in memorian))

Antes de ser sede de Bispado a cidade não tinha ainda Catedral e a igreja católica mais importante era chamada de Igreja Matriz significando "igreja-mãe" das demais.

Era localizada onde hoje é a Praça Rui Barbosa no centro de Jacarezinho, até a década de 30 era chamada Praça Imaculada Conceição, nome também da então Igreja Matriz de nossa cidade. Tinha 21 metros de extensão e já naquela época começava a apresentar problemas de lotação sendo considerada muito pequena.

No final dos anos 30 a praça foi vendida à Prefeitura que aos poucos foi retirando a terra do local, a Igreja ficou num patamar mais alto, os fiéis tinham que subir em escadas de madeira para terem acesso.

Foto: Dr. Celso Rossi - Arquivo Pessoal

Mais tarde, depois da construção da catedral provisória, ao lado da Santa Casa (depois transformada em indústria: Mopan e Setti Alimentos), a pequena igreja da matriz foi demolida.

Fonte:

Deixe seu comentário