Portal da Cidade Jacarezinho

Forrest

Prefeitura de Jacarezinho assina contrato com a Forrest Brasil Tecnologia

Licitação garante a ampliação da área atendida pelo projeto de controle biológico do Aedes aegypti.

Publicado em 01/08/2019 às 07:33
Atualizado em

O chefe de gabinete da Prefeitura de Jacarezinho Américo Alves Pereira, o CEO da Forrest Innovations Nitzan Paldi, o prefeito de Jacarezinho Sérgio Faria, a diretora da Forrest Brasil Elaine Paldi e o secretário municipal de Saúde Marcelo Nascimento e Silva. (Foto: Giovanni Biagini)

Licitação garante a ampliação da área atendida pelo projeto de controle biológico do Aedes aegypti, que reduziu em 90% a infestação do mosquito, prevenindo uma epidemia de Dengue, nos três bairros tratados.

O bairro mais afetado atualmente pela dengue na cidade de Jacarezinho, Vila São Pedro, será o próximo foco do projeto de controle natural de vetores, realizado pela empresa de biotecnologia Forrest Brasil. Após atingir reduções superiores a 90% no número de mosquitos Aedes aegypti, evitando a expansão do número de casos de dengue, nos bairros Aeroporto, Novo Aeroporto e Vila Leão, na mesma cidade, o projeto piloto teve sua eficiência comprovada e agora será expandido por meio de um contrato que foi assinado nesta quarta-feira (31) com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho.

De acordo com o prefeito Sérgio Faria, o controle biológico realizado pela Forrest colaborou para uma grande transformação na cidade. “Os resultados do projeto piloto foram muito positivos, reduzindo a infestação do mosquito e amenizando o sofrimento da população com relação à dengue. O sucesso foi tão grande que tivemos a oportunidade de apresentar esses dados para o Ministério da Saúde. Esse é um contrato modesto, mas que garante a continuidade do trabalho da Forrest em Jacarezinho pelos próximos seis meses. Estamos organizando a questão orçamentária para que seja possível prorrogar esse trabalho no próximo ano.”


A diretora da empresa, Elaine Cristina dos Santos, alerta para a importância da conscientização popular. “Sabemos que a maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti está nas residências, por isso nosso trabalho alia tecnologia à educação. Ao concluir o projeto piloto, iniciamos uma nova etapa no município com essa licitação, que contemplará o bairro Vila São Pedro, uma área com cerca de dois mil moradores.”

O secretário municipal da Saúde, Marcelo Nascimento e Silva, destacou o pioneirismo e a eficácia do projeto, que contribuiu para a redução da infestação do mosquito vetor da Dengue em um momento bastante delicado para o município, que figurava entre as cidades com maior infestação de Aedes aegypti. “A assinatura desse contrato demonstra o interesse do poder público em manter um trabalho que vem contribuindo de forma significativa para a saúde da população.”

Primeira experiência

Há pouco mais de um ano, a multinacional Forrest Innovations, que no país atua como Forrest Brasil Tecnologia, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), instalou seu laboratório móvel no município e iniciou o monitoramento populacional do Aedes aegypti. Jacarezinho foi a primeira cidade do mundo a receber essa tecnologia. 

“Desenvolvemos uma técnica natural, que não envolve modificação genética. Os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir de ovos coletados na região afetada. O processo de esterilização ocorre em duas fases de tratamento, no início do estágio larval e na pupa, de modo que, ao atingir o estágio de mosquito adulto, os machos serão estéreis. A criação massiva de machos estéreis para serem soltos na natureza resulta na redução de novos descendentes, diminuindo assim a proliferação desses mosquitos. O mosquito macho se alimenta apenas de seiva de plantas e, portanto, não pica e não oferece nenhum risco para a população. São as fêmeas que transmitem os agentes causadores de doenças, pois precisam do sangue para completar o processo de maturação dos ovos e fazer a postura”, explica a coordenadora do projeto, Lisiane de Castro Poncio. 

 A atuação da Forrest em Jacarezinho é considerada um caso de sucesso e os resultados já foram apresentados para outras cidades do Brasil. Recentemente a Forrest recebeu uma licença de operação emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que permite à empresa atuar em outros municípios. 

Números da dengue 

A dengue causou a morte de 443 pessoas no Brasil em 2019, um aumento de 233% em relação ao mesmo período do ano passado. Até 30 de junho, o país registrou quase 1,3 milhão de casos, o que significa que a doença cresceu 584% sobre o primeiro semestre de 2018. A alarmante disparada da dengue aparece nos dados do Ministério da Saúde e alerta para a urgência de medidas eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor de zika e chikungunya. 

  O Paraná registrou 22.946 casos confirmados de dengue em um ano, segundo o 44.º boletim epidemiológico da doença. O informe publicado pela Secretaria de Estado da Saúde consolida os dados monitorados entre 29 de julho de 2018 até 30 de julho deste ano. O ciclo registra 23 mortes por dengue no Estado. 

Sobre a Forrest Brasil 

A Forrest Brasil Tecnologia é uma empresa internacional de biotecnologia avançada desenvolvida em Israel, com foco no desenvolvimento de soluções para combater os mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika.

A empresa utiliza a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais, e consequentemente as doenças que transmitem.

O grande diferencial da Forrest é a utilização de uma plataforma ecológica baseada em três pilares:

(1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados;

(2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir da cepa selvagem de Aedes aegypti coletada na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida uma cepa nova de mosquitos na cidade;

(3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados.

A Forrest Brasil pertence ao grupo internacional Forrest Innovations, que mantém sítios operacionais estabelecidos em três países: Israel, EUA e Brasil e é a única empresa no mundo com um método comprovado para prevenir a dengue. Mais informações no site http://www.forrestinnovations.com

Fonte:

Deixe seu comentário