Portal da Cidade Jacarezinho

imunização e saúde

Jacarezinho tem mais de 44 mil vacinas contra gripe e covid-19 aplicadas

Jacarezinho bate recorde de pessoas imunizadas contra a gripe

Publicado em 21/07/2021 às 23:17

(Foto: Arquivo pessoal)

O trabalho da Secretaria Municipal nas campanhas de vacinação contra gripe e covid-19, em Jacarezinho, obteve resultado.

Somando as duas campanhas, as equipes de saúde aplicaram quase 44 mil doses de vacina (sendo 15,5 mil contra a gripe e outras 28,1 mil contra a Covid-19) nos moradores de Jacarezinho.

Esses números da imunização contra a gripe também representam um recorde de pessoas imunizadas. O maior número de pessoas vacinadas contra a gripe em anos anteriores era de 12 mil em um mesmo ano.

O prefeito de Jacarezinho agradece a todos os servidores de saúde, que mais do que nunca, têm feito a diferença!


Saiba mais:

  1. O que é influenza?

Influenza é uma infecção causada por um vírus que atinge o sistema respiratório. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave.

     2. Como acontece a transmissão?

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

     3. Quais são os sintomas?

O vírus causa infecção aguda das vias aéreas, junto com quadro febril* (temperatura superior a 37,8°C).  Os demais sinais são habitualmente de aparecimento súbito, como:  rouquidão, calafrios, mal-estar, tosse seca, cefaleia, dor de garganta, vômito, diarreia, entre outros.

    4. Qual é a importância da vacinação?

A vacina quando aplicada, faz com que o organismo do ser humano produza anticorpos gerando proteção contra o vírus da gripe. No caso da influenza, esse processo demora cerca de 2 a 3 semanas para acontecer.



Fonte:

Deixe seu comentário