Portal da Cidade Jacarezinho

Homenagem

Abel Cabeleireiro recebe título de Cidadão Benemérito de Jacarezinho

O evento ocorreu na Câmara Municipal na noite da última sexta (5) com a presença de familiares, amigos e autoridades

Publicado em 08/04/2024 às 17:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Jacarezinho)

(Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Jacarezinho)

(Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Jacarezinho)

Um dos mais renomados cabeleireiro de Jacarezinho e região, Abel Perepeira da Silva, mais conhecido como Abel Cabeleireiro recebeu na noite desta da última sexta-feira, 5 de abril, o título de Cidadão Benemérito de Jacarezinho.

Conheça um pouco mais sobre o homenageado:

ABEL PEREIRA DA SILVA nasceu em Jacarezinho/PR no dia 8 de janeiro de 1964, oitavo filho do Funcionário Público Benedito Pereira da Silva e da dona de casa Ana Palmeira da Silva.

ABEL nasceu e cresceu na Vila São Pedro, tendo iniciado os estudos no Colégio Estadual José Pavan, passando pelo Colégio Estadual Rui Barbosa e concluindo o Ensino Médio no extinto Colégio Pedro II.


Clique aqui para receber as notícias do Portal da Cidade Jacarezinho no seu Whatsapp


Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Jacarezinho

Em 1984, deu início à capacitação profissional de Cabeleireiro e Maquiador no SESC de Jacarezinho, inspirado na habilidade e no talento da então Cabeleireira Pinha, proprietária do Salão frequentado por Berenice Palmeira da Silva Ferreira, irmã do homenageado.

Em pouco tempo, ABEL se transformou em um dos mais renomados profissionais do ramo na cidade e na região, ministrou cursos profissionalizantes no SENAC e na antiga Escola do Trabalho, capacitando e formando grande parte dos atuais Cabeleireiros de Jacarezinho e região.

Participou e se apresentou em inúmeros cursos, palestras, exposições e congressos em todo o Brasil.

Em 1997, ABEL escolheu ser pai de Ana Carla Cardoso Pereira da Silva, gesto nobre e corajoso que o tornou genitor e transformou a pequena criança no grande amor da sua vida. Hoje com 30 anos de idade, Ana Carla revela a paixão e a gratidão pelo gesto do homem que a escolheu como filha.

Em 1999, formou-se em Letras-Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, atual Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Ativista LGBTQIAPN+, ABEL está sempre à frente na luta pela diversidade e pela igualdade de gênero, com o objetivo de garantir direitos, liberdade, acolhimento, inclusão, respeito e dignidade. Auxiliou na criação do Concurso Miss Paraná Gay, um dos maiores eventos gays do Estado, realizado por 12 anos na cidade de Jacarezinho. Nos anos 90, fez parte da Comissão Organizadora dos Shows de Transformistas, Drag Queens e Transexuais no Teatro CAT, com elenco de nomes importantes em nível nacional.

 Componente importante do cenário cultural de Jacarezinho, ABEL esteve sempre à frente da produção e organização de eventos como Miss Jacarezinho, Rainha, Rei e Rainha Infantil da FETEXAS. Foi também Coordenador Municipal do Concurso Miss Jacarezinho na Etapa Oficial Estadual do Miss Paraná, em 2004, ocasião em que encaminhou a atual atriz Grazi Massafera.

Carnavalesco e destaque principal do Carnaval de rua de Jacarezinho, ABEL tem abrilhantado por anos a passarela do samba jacarezinhense. Apesar de ter passado por quase todas as Escolas de Samba da cidade, a exemplo da Humildes da Favela, CAT, Passa Depressa e Unidos do Aeroporto, sua ligação mais profunda sempre foi com a Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, a escola do seu bairro e do seu coração e na qual, além de componente, exerceu os cargos de Diretor Artístico e Diretor Social.

 Em 2004, foi candidato a Vereador, obteve expressiva votação e, por pouco, não conquistou uma vaga na Câmara Municipal. Atento às questões sociais, fez parte de projetos voltados às minorias, pessoas menos favorecidas e em condições de vulnerabilidade.

Em 2005, embarcou para a Europa e se aperfeiçoou na Academia Internacional Toni & Guy de Cabeleireiros e na Escola de Make Up By Famouse em Milão, na Itália, onde residiu e trabalhou por 8 anos.

De volta ao Brasil em 2013, ABEL retomou sua atividade de Cabeleireiro e abriu o Salão para receber novamente sua grande e fiel clientela. Envolveu-se novamente nos eventos e acontecimentos culturais dos quais sempre fez parte e, nos dias atuais, ABEL vive tranquilamente a sua rotina profissional, recebendo carinho e admiração dos seus conterrâneos e desfrutando com orgulho e serenidade uma trajetória vivida intensamente, repleta de realizações e muito amor.

No período de 2014 a 2016, ABEL foi Presidente do PROVOPAR, onde desenvolveu obras de voluntariado e campanhas de ajuda ao próximo, cortando os cabelos de crianças e idosos em várias instituições e associações da cidade.

 No auge de seus 60 anos de idade, almeja vida longa nos braços de seus munícipes, de sua família, de sua amada filha e de tantos amigos de vida. No palco, o cenário mais importante do espetáculo de sua vida é a sua querida e amada cidade de Jacarezinho!

A iniciativa foi propositura, da vereador Edilson da Luz

Fonte:

Deixe seu comentário