Portal da Cidade Jacarezinho

NOSSA HISTÓRIA

A morte de Babãozinho, jogador da Associação Esportiva de Jacarezinho

Um importante registro dos primeiros tempos do nosso time de futebol. Nossa lembrança, nossa história, nossos heróis.

Publicado em 16/06/2019 às 07:17
Atualizado em

Foto pouco antes do jogo em que "Babãozinho" morreu. (Foto: Dr. Celso Rossi - Arquivo pessoal)

O dia em que Curitiba parou para enterrar "Babãozinho", jogador de futebol Jacarezinhense (Foto: Dr. Celso Rossi - Arquivo pessoal)

A Associação Esportiva de Jacarezinho foi fundada em 1939 mas logo começou a se projetar no cenário futebolístico do Paraná e do Brasil.

Formada apenas por jogadores amadores, a equipe recebia em seu estádio os grandes clubes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro que dificilmente conseguiam sair vitoriosos.

Da mesma forma a Esportiva viajava e numa dessas viagens para Curitiba, em dezembro de 1944, para enfrentar o Britânia, uma fatalidade causou a morte do jogador da Esportiva, Valdomiro Gomes ("Babãozinho") que em uma dividida de bola caiu no chão quebrando o pescoço e tendo morte instantânea.

"Curitiba e o Paraná vestiram luto. Jacarezinho chorou a morte de seu atleta. No dia seguinte Curitiba parou, o comércio cerrou suas portas e o enterro passou a pé pela rua XV de Novembro até o cemitério ali próximo." O caixão foi conduzido por amigos do jogador, colegas de time, diretores da Esportiva e do Britânia.

A morte de babãozinho foi profundamente sentida em Jacarezinho e comunicada à população (àquela época ainda sem nenhuma emissora de rádio) pelo Serviço de Auto-Falante de Jacarezinho "A Voz da Cidade" que funcionava no alto do Cine Éden e durante muitos anos foi dirigido por Aldo Bertozzi. 

Fonte:

Deixe seu comentário