Portal da Cidade Jacarezinho

A TODO VAPOR

Cidade de Carlópolis lidera produção de lichia no Paraná

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento aponta Carlópolis, no Norte Pioneiro, como o maior produtor de lichia do Paraná. Veja abaixo:

Publicado em 06/12/2021 às 09:22

Reprodução (Foto: Assessoria )

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento aponta Carlópolis, no Norte Pioneiro, como o maior produtor de lichia do Paraná. O levantamento, referente ao período de 26 de novembro a 2 de dezembro, é dos técnicos do Deral (Departamento de Economia Rural).

O deputado Luiz Claudio Romanelli destacou nesta quinta-feira, 2, a importância da fruticultura do Norte Pioneiro para a economia do Paraná. “A produção agrícola da região tem a fruticultura forte e diversificada. Além disso, a agroindústria do Norte Pioneiro está presente em todo o Estado, com produtos de qualidade”, disse.

O Paraná é o terceiro maior produtor de lichia do Brasil, somente São Paulo e Minas Gerais estão na frente. Segundo o Deral, no ano passado foram plantados 172 hectares, que produziram 1,3 mil toneladas da fruta. A cultura alcançou VBP (Valor Bruto de Produção) de R$ 11,7 milhões. O preço médio ficou em R$ 12,27 o quilo.

Ceia de natal — Considerada a “fruta das festas de final de ano”, a lichia é uma das iguarias que integram as ceias de natal, tanto pelo sabor inigualável quanto pela decoração das mesas natalinas. O Norte Pioneiro é o maior produtor do Estado. As regiões de Jacarezinho – responsável por 63,7% da produção, Carlópolis responde por 38,7% da safra – e de Cornélio Procópio (18,3%) concentram a maior participação da fruta no mercado.


Fonte:

Deixe seu comentário