Portal da Cidade Jacarezinho

Achados e Perdidos

Cadela cega é resgatada de bueiro após ficar 5 dias desaparecida em Ourinhos

De temperamento forte, a cachorra Juma, que carrega o nome em homenagem à personagem homônima da novela Pantanal, não aceitou tão facilmente o resgate.

Publicado em 12/09/2022 às 18:14
Atualizado em

Cadela Juma foi encontrada em bueiro após mobilizar buscas em Ourinhos (SP) (Foto: Antonio Luiz de Barros Monzillo/Arquivo Pessoal)

Uma cadela foi encontrada dentro de um bueiro após ficar cinco dias desaparecida, em Ourinhos, no Interior de SP.

Desde o dia 3 de setembro, o tutor Antonio Luiz de Barros Monzillo e a família estavam à procura de Juma, da raça dachshund. Aos 14 anos e cega, o seu desaparecimento suscitou não só o sentimento de tristeza, mas também de preocupação pelo seu possível estado de saúde.

"Ficamos aflitos, ainda mais porque choveu forte na cidade. Os dias sem ela foram passando, não desistimos de procurar, mas fui perdendo um pouco a esperança", confessa o tutor.


LEIA TAMBÉM

Servidora é afastada por suposta mordida em aluna de escola pública


Antônio conta que antes de ser reencontrada num local um tanto quanto inusitado, Juma teria fugido de casa. Dentre os tantos mistérios que rondam a fuga e o reencontro, o dono ainda tenta entender como ela teria saído do local sem que ninguém tenha percebido.

“A Juma escapou, não sabíamos muito bem como. Sua falta logo foi notada. Eu penso que ela possa ter saído quando fui tirar o carro da garagem, mas é só uma suposição”, conta.

A saga da busca por Juma, que carrega o nome em homenagem à personagem homônima da novela Pantanal, logo foi aderida pelos moradores do bairro Jardim Oriental, em Ourinhos, mas, mesmo assim, o seu paradeiro continuava incerto.

“Temos um grupo com o pessoal do bairro, e ninguém tinha visto a Juma. Vasculhamos pelas ruas e nada também. Devido a vazão da água da chuva, todos os bueiros estavam abertos e chegamos a cogitar a hipótese. Mas como ela nunca havia fugido, achávamos que alguém poderia tê-la pegado na rua”, relata Antônio.

Tudo mudou quando no dia 8 de setembro um vizinho desconfiou de um bueiro que fica dentro da construção de um condomínio. Após levantar a tampa, para surpresa dele, Juma estava lá quieta, tal qual a muda da novela, e menos de um quarteirão de casa.

“Ela estava a meia quadra de casa. Ninguém havia escutado nenhum latido, chegamos a passar algumas vezes pelo local chamando pelo nome também. Não dá pra saber se ela ficou andando por essa região subterrânea. Não dá para saber como ela foi parar lá”, diz o dono.


Ainda é um mistério o tempo em que a cachorra Juma passou dentro do bueiro — Foto: Antonio Luiz de Barros Monzillo/Arquivo Pessoal

De temperamento forte, Juma não aceitou tão facilmente o resgate, apesar de ter ficado cinco dias sem a devida alimentação. De acordo com Antônio, foi necessária a sua presença no local para que ela topasse retornar para casa e superasse um pouco da ‘reiva’ do momento.

“Ela é brava! Não deixou o moço que a encontrou resgatá-la. Eu tive que ir lá. Em casa, eu tenho outros três cachorros, e ela manda em todos. Mas a gente imagina que ela deve ter ficado assustada”, relata.


PAPO DE ESPECIALISTA

Assista as dicas de tratamento dentário do Dr. Raul Pomilio


Antes de retornar ao lar, Juma foi levada ao veterinário. Embora o susto e as sequelas físicas, chegando a perder meio quilo em menos de uma semana, a cadela se encontra bem e recuperando a velha forma.

“Fui ao veterinário com ela. Não quebrou nada, ainda bem, mas está com um pequeno problema no olho. Acreditamos, porém, que seja em função da cegueira. Perdeu bastante peso também em pouco tempo, mas está se recuperando bem”, revela Antônio.

Cadela passa por tratamento veterinário para recuperar peso perdido — Foto: Antonio Luiz de Barros Monzillo/Arquivo Pessoal

Fonte:

Deixe seu comentário