Queda
Casos de dengue caem mais de 96 por cento no Paraná em 2026
Estado registra forte redução de casos e mortes nos primeiros meses do ano mas autoridades mantêm alerta para prevenção
Publicado em 15/04/2026 às 18:16
Os casos e mortes por dengue apresentaram queda expressiva no Paraná nos primeiros meses de 2026, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O levantamento considera o período de janeiro até 14 de março.
De acordo com os dados, o número de casos confirmados caiu de 52.193 no mesmo período de 2025 para 2.028 neste ano, representando uma redução de 96,1%. Já os óbitos tiveram queda ainda maior, passando de 90 para apenas 1 morte, o que corresponde a uma diminuição de 98,8%.
A redução mantém uma tendência observada desde o ano passado. Em um comparativo mais amplo, entre 2024 e 2026, a queda chega a 99,3% nos casos registrados. Apesar dos números positivos, as autoridades de saúde reforçam que o combate à dengue deve continuar.
Mesmo com a diminuição, 372 municípios já registraram notificações da doença, sendo que 203 possuem casos confirmados. As regiões Norte e Noroeste concentram os maiores índices, com destaque para as regionais de Londrina, Paranavaí e Maringá.
A Sesa segue atuando em conjunto com os municípios em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incluindo capacitação de profissionais, monitoramento com armadilhas e estratégias de controle. Além disso, o Estado iniciou a vacinação de profissionais da saúde com doses enviadas pelo Governo Federal.
Outro destaque é o uso de tecnologias no enfrentamento da doença, como as ovitrampas para monitoramento e a produção de mosquitos com a bactéria Wolbachia, que ajudam a reduzir a transmissão do vírus.
Apesar da queda nos índices, especialistas alertam que fatores climáticos têm tornado o comportamento da dengue mais imprevisível, exigindo vigilância constante. Por isso, a população também deve manter os cuidados básicos, como evitar água parada, limpar calhas e manter recipientes fechados.
A orientação das autoridades é que a prevenção continue sendo prioridade para evitar novos aumentos nos casos da doença.
Fonte: Secom Paraná
Notícias relacionadas
Paraná recebe nova vacina Pneumo 20 e amplia proteção contra pneumonia e meningite
12/06/2026 às 18:14
MCTI e Instituto Alana vão destinar R$ 60 milhões para pesquisas sobre endometriose
11/06/2026 às 17:45
Pesquisa mostra que 25% dos brasileiros não sabem que o câncer pode ser prevenido
05/06/2026 às 00:37
Paraná passa de 2 milhões de vacinados contra a gripe
04/06/2026 às 03:52
Paraná reduz em 47,8% a mortalidade por aids com ampliação de testes e cuidado pré-natal
02/06/2026 às 18:33
Filas e falta de vagas geram aumento das reclamações de usuários do SAS em Jacarezinho
02/06/2026 às 12:19