Portal da Cidade Jacarezinho

Vacina Covid-19

Vacinação contra Covid-19 deve começar no Paraná entre 20 e 31 de janeiro

Inicialmente serão cerca de 90 mil profissionais da saúde, o prazo foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, diz Beto Preto

Publicado em 06/01/2021 às 00:13

Primeiro grupo a ser vacinado serão os profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19. (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)

Vacinação contra Covid-19 deve começar no Paraná entre 20 e 31 de janeiro em cerca de 90 mil profissionais de saúde, diz Beto Preto

Segundo secretário de Saúde, prazo foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, e estado vai seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI).

A vacinação contra a Covid-19 no Paraná deve iniciar entre 20 e 31 de janeiro, de acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O prazo, segundo Beto Preto, foi garantido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

"Há uma garantia do ministro da Saúde, general Pazuello, que entre 20 e 31 de janeiro teremos vacinas nos estados para começar a vacinação de profissionais trabalhadores de saúde da linha de frente", disse o secretário.

De acordo com ele, as primeiras doses serão aplicadas nos cerca de 90 mil profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus. No total, segundo Preto, o estado tem 272 mil profissionais de saúde.

Estratégia de vacinação

Beto Preto afirmou que a estratégia para o início da vacinação no estado já está acertada, e que a imunização começará assim que as doses chegarem ao estado, fornecidas pelo governo federal.

Na terça-feira (5), o governador Ratinho Junior afirmou que o Paraná tem 8,9 milhões de seringas e agulhas para iniciar a vacinação.

A declaração foi feita dias após o governo federal suspender a exportação dos materiais. Na semana passada, um primeiro pregão realizado pelo Ministério da Saúde para aquisição de seringas conseguiu apenas 24% da oferta necessária para iniciar a vacinação no país.

Além dos insumos, o governo estadual afirma que conta com quase 2 mil salas de vacinação prontas para a aplicação do imunizante, além de refrigeradores para conservar e transportar as doses.

Origem da vacina

O secretário também afirmou que vai, a princípio, aplicar as vacinas que estiverem no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal.

"O Ministério da Saúde vai nos trazer as vacinas. Pode ser da CoronaVac, pode ser da Pfizer, da Moderna, da Sputnik V. Nós estamos preparados para vacinar. Qual vai ser a marca? Não vamos verificar isso. Tem que ter o selo de qualidade da Anvisa", disse Beto Preto.

Fonte:

Deixe seu comentário