Portal da Cidade Jacarezinho

SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo e o isolamento social

Mês de prevenção ao suicídio ganha mais importância com os efeitos causados pelo isolamento social decorrente da pandemia, que vai chegar a 6 meses.

Publicado em 31/08/2020 às 22:30
Atualizado em

Setembro Amarelo e o isolamento social (Foto: Divulgação)

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Em 2020, a campanha ganhou uma nova preocupação com o fato de muitas pessoas estarem em isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

Questões familiares evidenciadas, o medo da doença, a incerteza em relação à economia, a solidão, o afastamento de atividades de lazer, a dificuldade na busca por tratamento psicológico, são muitos os fatores que contribuem para essa piora e sobre os quais se precisa falar. 

Com internet e telefone, o distanciamento físico não precisa significar a perda dos contatos. É importante estar aberto para procurar e oferecer escuta. Ligue para os amigos e familiares, faça videoconferências, mande mensagens. Ninguém está só!

Na falta de ter alguém com quem conversar, ou se a pessoa não se sente à vontade para falar sobre seus problemas com um amigo ou um familiar, os voluntários do CVV estão disponíveis 24 horas pelo telefone 188. A ligação é gratuita.


Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho




Fonte:

Deixe seu comentário