Portal da Cidade Jacarezinho

Sarampo

Paraná tem 831 casos confirmados de sarampo, aponta boletim

Levantamento, divulgado nesta quinta, considera os casos desde agosto do ano passado. Campanha nacional de Vacinação começa segunda (10)

Publicado em 07/02/2020 às 07:33
Atualizado em

Paraná tem 831 casos confirmados de sarampo, aponta boletim (Foto: G1 PR )

O número de casos confirmados de sarampo no Paraná subiu para 831, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (6). Foram 23 novas confirmações em uma semana.

Cerca de 60% das confirmações foram registradas em Curitiba. O boletim desta quinta-feira indicou que, ao todo, são 2.902 casos notificados; 1.653 casos em investigação e 418 casos descartados

Nenhuma morte pela doença foi registrada, segundo a Sesa. 

Dos 831 casos confirmados no estado, em 32 casos a provável fonte de infecção foi o estado de São Paulo e em cinco foi o estado de Santa Catarina. 

A Sesa informou ainda que são 25 casos secundários de duas cadeias de transmissão distintas, e 769 casos sem vínculo definido. 

Faixa etária 

De acordo com a secretaria, entre todo o grupo de pacientes com sarampo confirmado, a maior incidência continua sendo no grupo de jovens adultos, que estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos. Veja:

  • 20 a 29 anos: 435 casos; 
  • 10 a 19 anos: 216 casos;
  • 30 a 39 anos: 91 casos;
  • 40 a 49 anos: 34 casos;
  • 6 < 12 meses: 17 casos;
  • 0 < 6 meses: 14 casos;
  • 50 a 59 anos: 12 casos;
  • 1 a 4 anos: 9 casos;
  • 5 a 9 anos: 3 casos.

Campanha de vacinação

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo deste ano começa na segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março.

Para iniciar a campanha, o Paraná tem o quantitativo de mais de 1,2 milhão de doses da vacina

O Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, porém, define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus no estado. 

De acordo com a Sesa, a campanha nacional recomenda que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos. 

Porém, analisando os casos no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais atingida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o estado adota uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos. 

Para as demais idades, de cinco a 19 anos e dos 30 aos 59, a vacinação é seletiva. A Sesa informa que é necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto.  

Cerca de 60% das confirmações foram registradas em Curitiba — Foto: Reprodução/ TV Globo

A vacina

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses.

A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola –, e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral – que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. 

Conforme a Sesa, mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. 

Todos os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária. 

A secretaria afirma que não tem indicação para tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.

Dia D

Para realizar a abertura da campanha nacional e incentivar a vacinação contra o sarampo, em 15 de fevereiro, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, estará em Curitiba.

A capital paranaense foi escolhida pelo alto número registrado de casos de sarampo.

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1


Fonte:

Deixe seu comentário