Portal da Cidade Jacarezinho

DENGUE

Paraná tem 15,3 mil casos de dengue confirmados

O Paraná registra 17 óbitos confirmados causados pela doença desde junho de 2018 até agora.

Publicado em 20/06/2019 às 06:11

É preciso ter atenção com locais menos visíveis e eliminar focos do mosquito. (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O boletim semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma 15.396 casos da doença no Paraná desde junho de 2018. São 1.892 casos a mais que na semana anterior.

Os casos autóctones, adquiridos no município de residência dos infectados, são a maioria: 14.961. Outros 435 foram adquiridos em outros estados e “importados” para o Paraná.  

Setenta municípios estão em epidemia e sete aparecem pela primeira vez nesta relação – Capanema, Realeza, Rancho Alegre D´Oeste, Mandaguari, Jataizinho, Sertaneja e Palotina. Outros 59 estão em alerta para a dengue.  

O Paraná registra 17 óbitos confirmados causados pela doença desde junho de 2018 até agora. São quase 76 mil notificações neste período nas 22 Regionais de saúde do Estado.  

Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da secretaria estadual da Saúde, alerta que a situação é grave e que com os índices elevados de infestação é necessário fazer uma busca minuciosa em todos os terrenos e quintais.  

Além de eliminar os criadouros que se formam em recipientes mais visíveis com água parada, como pratos de vasos de plantas, ralos descobertos e pneus velhos, é preciso ter atenção com locais menos visíveis. “Telhados, antenas de TV, calhas, troncos ocos de árvores e caixas de água também devem ser vistoriados. O mosquito vai em busca de recipientes com água ou lixo acumulados”, reforça a coordenadora.  

A secretaria segue apoiando os municípios nas ações de orientação e de busca ativa por focos e criadouros.

Fonte:

Deixe seu comentário