Portal da Cidade Jacarezinho

CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde divulga manual para fazer máscara caseira

Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção, segundo o Ministério da Saúde.

Publicado em 03/04/2020 às 00:28

Ministério da Saúde divulga manual para fazer máscara caseira (Foto: Mirella Brandão/Aruivo pessoal)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (2) um manual que indica como a população pode fazer máscaras de tecido.

"Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor", diz o manual divulgado pelo Ministério da Saúde.

Especificações

A nota afirma que, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações:

  • Ter pelo menos duas camadas de pano
  • Ser individual
  • Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
  • Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
  • Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras.

A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto. 

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos. 

Foram as recomendações do Ministério da Saúde. 


Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho


Fonte:

Deixe seu comentário