Portal da Cidade Jacarezinho

GAZETA DO POVO

Jacarezinho tem atenção de grande mídia no Projeto Piloto de Combate a Dengue

Resultado foi obtido após oito meses de trabalho conjunto entre cientistas da Forrest Brasil Tecnologia, Prefeitura e Tecpar

Publicado em 19/04/2019 às 04:44
Atualizado em

(Foto: Imagem - GAZETA DO POVO)

A GAZETA DO POVO publicou às 14h02 dessa quinta-feira (18), no seu famoso site de notícias de destaque nacional uma matéria com o seguinte título:

Técnica inédita reduz em 90% infestação de Aedes aegypti em município do Paraná

Cuja redação começa assim:

"Uma metodologia em fase de testes reduziu em 90% o índice de infestação de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em três bairros de Jacarezinho, município do Norte Pioneiro paranaense. Baseada na soltura de insetos machos estéreis, a técnica difere do que é feito em outras regiões do país por não utilizar mosquitos modificados geneticamente." (Por: Célio Yano)

>Link para a notícia completa aqui<

Projeto Piloto "Controle Natural de Vetores"

A 8 meses a prefeitura municipal de Jacarezinho, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar  - Jacarezinho) e Forrest Brasil viabilizaram o início de um trabalho tecnologicamente inovador no combate à dengue na cidade. 

Nesse projeto piloto, biólogos e técnicos da Forrest realizaram a soltura sistemática de mosquitos Aedes aegyptiestéreis geneticamente modificados em algumas regiões da cidade. Os três bairros mais afetados foram determinados como áreas tratadas para receber esses mosquitos: Aeroporto, Novo Aeroporto e Vila Leão.

Além das solturas, houve equipe na região trabalhando com pesquisa, visitando as residências das áreas mais atingidas e buscando conscientizar a população sobre a proliferação do mosquito. Atividade na qual foi imprescindível a participação dos agentes do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Encerramento

No início da tarde de quinta-feira (18), foi realizado no auditório do Centro da Juventude, o evento de finalização do Projeto, onde resultados foram apresentados para as autoridades e convidados ali presentes.

De acordo com o  Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) divulgado no dia 10 de abril de 2019 revelou um índice zero de infestação do mosquito nos Bairros Novo Aeroporto e Aeroporto. Na Vila Leão, cujo trabalho ainda continua, foi de 2,4. No geral uma diminuição de 90% no índice de infestação nos 3 bairros.

Esses locais estavam entre os bairros com maior incidência e chegaram a registrar 15% em fevereiro do ano passado!

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

O sucesso desse resultado está começando a chamar a atenção de outras cidades e mídias. Por se tratar de um projeto de sucesso em parceria com uma empresa multinacional, Jacarezinho poderá, se houver a viabilização da continuidade desse trabalho no restante da cidade, ser uma cidade referência no mundo em combate à Dengue.

O Prefeito, Dr. Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, presente no evento, parabenizou a Forrest Brasil, Tecpar e Secretaria Municipal de Saúde, além de outras Secretarias como a de Meio Ambiente e a de Conservação Urbana que participaram diretamente para a realização desse brilhante trabalho, principalmente pelo envolvimento e conscientização dos moradores das áreas tratadas.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

"Esse trabalho é exemplo de que Jacarezinho pode abrir as portas para o empreendedorismo inovador, o sucesso do combate à dengue nos bairros Aeroporto, Novo Aeroporto e Vila Leão poderá em breve ser estendido a outros bairros da cidade”, acrescenta o Prefeito.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

O Secretário Municipal de Saúde, Sr. Marcelo Nascimento Silva, ficou satisfeito com os resultados apresentados no evento e comentou que irá realizar ações juntamente com o Prefeito para garantir a viabilização da continuidade do trabalho da Forrest em Jacarezinho.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

O fato é que a diminuição drástica dos casos de dengue nesses 3 bairros tornou a cidade um caso de sucesso e a Forrest Innovations, que desenvolveu o Projeto Piloto irá apresentá-lo para cidades do mundo todo.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

"Foi uma parceria que deu muito certo em Jacarezinho, é uma frente na saúde que poderá tanto diminuir drasticamente a dengue na cidade quanto gerar mais empregos" conclui o secretário.

Da esquerda pra direita: Marcelo Nascimento Silva, Dr. Sergio E. Emygdio Faria, Nitzan Paldi (Presidente da Forrest Inovationns), Elaine Paldi (Diretora da Forrest Brasil) e Luciano Bernardes (Gerente da Tecpar Jacarezinho) - Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

>Clique aqui para acessar o álbum de fotos desse evento<

Fonte:

Deixe seu comentário