Portal da Cidade Jacarezinho

HEMOCENTRO

Hemocentro de Jacarezinho reativa transporte de doadores de sangue da região

O veículo estava com a viagens suspensas desde o início da pandemia por coronavírus e voltou a operar recentemente. A unidade abastece 22 municípios.

Publicado em 14/09/2020 às 23:44

Hemocentro de Jacarezinho reativa transporte de doadores de sangue da região (Foto: Tribuna do Vale )

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Hemocentro), de Jacarezinho, reativou a van cedida pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, para fazer o deslocamento de doadores da região. O veículo com capacidade para 15 pessoas, está operando com apenas 8 lugares, em virtude do distanciamento social recomendado, com álcool gel à disposição e obrigatório o uso de máscaras.

O veículo estava com a viagens suspensas desde o início da pandemia por coronavírus e voltou a operar recentemente. De acordo com o chefe da unidade, José Antônio da Silva, com a pandemia, a unidade estava fazendo o chamamento dos doadores via rádio e redes sociais.

Mas com o retorno parcial, o diretor da unidade detalha que cada um dos municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Tomazina e Santo Antônio da Platina, por exemplo, tem um líder que organiza as viagens. “São verdadeiros anjos, que nos ajudam a manter o nosso estoque. Eles angariam os doadores e agendam com a unidade. Estamos tomando todos os cuidados necessários e reiteramos a importância das doações”, disse.

Segundo José Antônio da Silva, houve uma queda expressiva na segunda quinzena de agosto no estoque da unidade. Mas graças a uma união de forças e doadores, conseguiram estabilizar.

A unidade de Jacarezinho abastece 22 municípios, ou seja, hospitais de todo o Norte Pioneiro e é fundamental ter os estoques abastecidos para eventuais emergências onde pacientes necessitem de transfusão.

As doações de sangue podem ser feitas por pessoas com idade entre 16 a 69 anos com peso superior a 50 kg, desde que sem nenhum sintoma de síndrome gripal.

O Hemocentro de Jacarezinho está localizado na Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, centro da cidade. As doações de sangue podem ser agendadas pelo telefone (43) 3525-1395.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário