Portal da Cidade Jacarezinho

Pandemia

Governo decreta LOCKDOWN no Paraná por 9 dias

Serão suspensas aulas presenciais, fechados serviços não essenciais e ampliado toque de recolher. As regras passam a valer a partir da 00h de sábado (27)

Publicado em 25/02/2021 às 23:55
Atualizado em

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Na noite de ontem, o governador convocou os prefeitos das maiores cidades do Paraná e associações para reuniões de emergência. Para os representantes, Ratinho afirmou que “é o pior momento da pandemia neste um ano de enfrentamento da doença.”

A decisão do lockdown no Paraná pelos próximos 9 dias é para conter o contágio da Covid-19 e também evitar o colapso na rede de saúde. Nesta semana, em Curitiba, ambulâncias ficaram esperando do lado de fora de hospitais porque não haviam vagas disponíveis para receber os pacientes.

Conforme informações do governador, houve crescimento de 900% na fila de pessoas procurando por leitos da Covid-19 no Paraná, seja enfermaria ou UTI.

“Serão dias turbulentos, mas as medidas servirão para salvar vidas. Não podemos ter um colapso na saúde. Vamos vencer mais esse momento. Além disso, há muitos jovens sendo internados, o que antes não ocorria (…) é um cenário gravíssimo”, alega Ratinho.

O que muda com o lockdown no Paraná?

Confira abaixo o que muda na vida dos paranaenses com o lockdown decretado no Paraná!

  • suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais;
  • proibição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 5h;
  • proibição e comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 5h;
  • suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais, públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas;
  • adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos no decreto;
  • atividades religiosas somente com atendimento individual ou culto on-line;
  • regime de teletrabalho para órgãos do Estado;
  • permitidos delivery. drive-thru e take away;
  • priorização da substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, quando possível;
  • suspensão das cirurgias eletivas por 30 dias para unidades públicas e privadas;
  • intensificação da fiscalização para cumprimento das medidas;

94% das UTIs da Rede Pública do Estado estão ocupadas

O Paraná vive o pior momento da pandemia. Com 94% das UTIs da rede públicas ocupadas, o estado chegou a bater o recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas nesta semana. Conforme o último boletim, o estado acumula 628.999 casos confirmados e 11.380 mortes desde o início da pandemia.

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs do SUS exclusivos para a pandemia se manteve em 94% ontem. O indicador é superior a 90% em todas as quatro macrorregiões do Estado (leste, oeste, noroeste e norte).

Outras cidades e estados do Brasil também estão adotando medidas mais restritivas. Santa Catarina decretou lockdown neste final de semana enquanto o Rio Grande do Sul determinou bandeira preta em todas as regiões.

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) determinou a restrição entre 23h e 05h da manhã, impedindo a circulação de pessoas (com exceção dos trabalhadores nos serviços essenciais). Segundo o UOL, Doria negou o termo lockdown.

No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou o lockdown noturno nesta quinta-feira (26). A cidade de Araraquara (SP) está em lockdown desde semana passada. A medida foi tomada após a nova variante ser confirmada no município.

Fonte:

Deixe seu comentário