Portal da Cidade Jacarezinho

CORONAVÍRUS

Dr. Nilton, presidente da Santa Casa de Jacarezinho esclarece dúvidas

O Dr Nilton, esclarece dúvidas da população realizadas no pronunciamento ao vivo do Comitê Gestor de Enfrentamento do Covid-19, de quinta-feira (21).

Postado em 23/05/2020 às 13:56 |

Dr. Nilton, presidente da Santa Casa de Jacarezinho esclarece dúvidas

Na tarde de quinta-feira (21), o Comitê Gestor de Enfrentamento do Covid-19 de Jacarezinho realizou um pronunciamento ao vivo através da página oficial da Prefeitura, onde foi divulgado sobre novos casos confirmados na cidade. 

Após a realização da Live do Comitê Gestor de Enfrentamento da Covid-19 o Dr. Nilton, presidente da Santa Casa de Jacarezinho,  que também é membro do Comitê esteve revendo os comentários realizados pela população, onde surgiram dúvidas sobre os locais de atendimento e equipamentos referentes aos casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. 

Confira abaixo considerações feitas pelo Dr. Nilton sobre o assunto: 

" 1. Em 13 de março a Direção da Sta Casa entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde em Curitiba solicitando informações sobre as ações a serem desenvolvidas na nossa região e colocando a instituição a disposição para atendimento dos casos de Covid; 

2. Entre as medidas adotadas pela Santa Casa, foi definida a transferência de todo o Setor de Pediatria e foram disponibilizados 10 leitos para atendimento clinico de casos não graves contando com 6 respiradores pulmonares, oxímetros, cardioversor e demais equipamentos necessários;

3. Foi disponibilizado 1 leito de isolamento da UTI adulto para atendimento dos casos graves com necessidade de intubação traqueal e ventilação mecânica, separado dos demais leitos da UTI para evitar a possibilidade de contaminação cruzada;

4. Foi disponibilizada a realização de tomografia de tórax no Pronto Socorro para os casos suspeitos, necessária para avaliação clinica e averiguação do quadro pulmonar.

Após o estudo para a adequação das instalações da Sta Casa, foi efetuada reunião com a Secretaria Estadual da Saúde solicitando a ampliação da UTI da Sta Casa ou iniciar urgente o funcionamento da UTI do Hospital Regional em Santo Antonio da Platina.

Como a UTI de Sto Antonio da Platina já estava equipada, faltando apenas a designação de equipe médica, foi decidido pela Secretaria Estadual de Saúde a ativação da mesma, ficando a ampliação da UTI da Sta Casa como terceira opção, caso haja necessidade futura.

Desta forma, contamos hoje com 11 leitos de UTI e 30 leitos clinicos, assim distribuidos:

  • 1 leito de isolamento Covid na UTI da Sta Casa;
  • 10 leitos de isolamento UTI para Covid em Sto Antonio da Platina;
  • 10 leitos clinicos de isolamento Covid na Sta Casa de Jacarezinho;
  • 10 leitos semi-intensivos e 10 leitos clinicos em Sto Antonio da Platina.

Os casos de Jacarezinho e cidades próximas como Ribeirão Claro e Cambará são internados prioritariamente na Santa Casa de Jacarezinho e os demais casos da região são encaminhados para Sto Antonio da Platina e, caso todos os leitos estejam ocupados, a referencia será o Hospital Universitário de Londrina. 

Caso o paciente de Jacarezinho precisar de UTI e nao tiver leito vago, será encaminhado para Sto Antonio da Platina ou Londrina, nesta sequencia, em caso de ocupação total dos leitos.

Tanto os 10 leitos da UTI incluindo o de isolamento para Covid, como os 10 leitos de isolamento Covid da Sta Casa de Jacarezinho possuem retaguarda de equipamentos e respiradores suficientes para atendimento, conforme a demanda de internamentos.

Espero ter esclarecido as duvidas, colocando-me a disposição para eventuais duvidas ainda existentes sobre este e outros assuntos." 

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário