Portal da Cidade Jacarezinho

SAÚDE

Crianças a partir de seis meses devem ser vacinadas contra sarampo no Paraná

Atualmente o Paraná tem dois casos confirmados de sarampo. Um deles, em Curitiba, é de um homem de 54 anos.

Publicado em 22/08/2019 às 02:40

Crianças a partir de seis meses devem ser vacinadas contra sarampo no Paraná (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além desta dose, as crianças receberão mais duas – uma aos doze meses e outra com 15 meses de vida; vacina está disponível nas unidades básicas de saúde.

A primeira dose da vacina contra sarampo para crianças de seis a onze meses está disponível nas unidades de saúde do Paraná e de todo o país a partir desta quinta-feira (22).

Além desta dose, as crianças receberão mais duas – uma aos doze meses e a outra aos 15 meses de vida. 

É importante destacar que entre uma dose e outra da vacina é sempre necessário o intervalo de um mês, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). 

Desde então, a primeira dose da vacina era aplicada a partir dos 12 meses de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão deste grupo para vacinação se deu porque se trata de uma população vulnerável e com riscos de complicações sérias por conta doença como otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas. 

Atualmente o Paraná tem dois casos confirmados de sarampo. Um deles, em Curitiba, é de um homem de 54 anos. Ele contraiu a doença no início de agosto em uma viagem para estados com área de surto. Por isso, o caso é considerado importado. 

O outro caso é de uma moradora de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a secretaria de saúde, foi o primeiro registro confirmado da doença no estado em 20 anos. 

Vacinação para adultos 

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. Para as que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose para serem consideradas vacinadas.

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal, após a exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados. 

Pessoas imunodeprimidas, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Profissionais da área da saúde devem ser imunizados, independente da idade.

Fonte:

Deixe seu comentário