Portal da Cidade Jacarezinho

Boa notícia

Após oito meses, ocupação de leitos de UTI do SUS fica abaixo de 70%, no Paraná

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, a ocupação está em 68%, contra 69% de 15 de novembro de 2020.

Publicado em 22/07/2021 às 08:07
Atualizado em

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Pela primeira vez desde 15 de novembro do ano passado, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS no Paraná ficou abaixo de 70%.

Nessa quarta-feira (21), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ocupação está em 68%, contra 69% de oito meses atrás.

Conforme o governo, o número é alcançado com o avanço da vacinação, que chegou a 63% da população vacinável com ao menos uma dose e mais de 20% com proteção completa, além de queda nas taxas de transmissão.

"O Paraná enfrentou um final de 2020 e um primeiro semestre muito duro no enfrentamento da pandemia, com ocupações em níveis altíssimos, e essas reduções apontam para uma queda nas internações. É uma prova de que as vacinas são eficientes e que estamos formando um escudo coletivo contra o vírus", disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Nesta quarta-feira, são 1.321 internados nos 1.949 leitos exclusivos existentes. As menores ocupações são Noroeste (63%), Leste (67%), e Norte e Oeste (71%).

Em leitos de enfermaria a taxa de ocupação é de 42% (1.089 internados em 2.624 espaços exclusivos), com indicadores variando entre 32% (Oeste) e 46% (Leste).

Há, ainda, 65 pessoas na fila por um leito. Segundo o governo, esse descompasso entre espera e ocupação acontece por intervalos diferentes nas notificações.

Outros indicadores

O governo informou que os casos também estão em queda pela sétima semana epidemiológica consecutiva, sendo que as duas últimas foram as com menos registros desde janeiro. No recorte de óbitos nas semanas epidemiológicas, a queda também é constante há sete períodos.

Outro índice que também apresentou queda foi a taxa de transmissão (Rt), número que indica a velocidade de contágio pelo vírus em uma determinada localidade.


No Paraná, de acordo com o governo, a Rt está em 0,75 nesta quarta-feira, o que significa que 100 pessoas com Sars-Cov-2 contaminam, em média, 75 novas pessoas.

O Paraná está em remissão desde 1º de julho, quando a Rt passou de 1,09 para 0,99. Desde então, o número aponta para uma tendência de redução da transmissão no estado. O menor índice foi de 0,68 em 11 de julho.


Fonte:

Deixe seu comentário