Portal da Cidade Jacarezinho

ofurô infantil

Técnica de banho no balde ajuda bebês prematuros na Santa Casa de Ourinhos

Água quente e movimentos de hidroterapia fazem eles se sentirem ainda no útero da mãe, o que relaxa e pode diminuir o período de internação.

Publicado em 12/10/2019 às 08:07

Técnica de 'banho no balde' ajuda bebês prematuros na Santa Casa de Ourinhos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Uma técnica de banho em bebês prematuros oferecida pela Santa Casa de Ourinhos (SP) relaxa e pode ajudar a diminuir o período de internação deles no hospital.

O banho é feito como uma espécie de ofurô. As enfermeiras preparam um balde com água quente e colocam o bebê, ao mesmo tempo em que fazem movimentos lentos e coordenados, técnica de hidroterapia que tira a irritabilidade da criança.

Bebês que nascem prematuros podem passar semanas internados na UTI neonatal — Foto: Reprodução/TV TEM

Os bebês que nascem prematuros ficam internados na UTI neonatal e podem passar semanas recebendo os cuidados médicos até estarem prontos para ir para a casa.

A nova técnica de banho foi uma das formas encontradas para tornar essa experiência mais prazerosa. Segundo a enfermeira Erica Lino, o método traz vários benefícios à saúde.

“Melhora a frequência respiratória, promove a melhoria da circulação, ajuda no controle de cólicas e também ajuda no processo de amamentação porque esse bebê relaxado tem uma ‘pega’ melhor e consegue mamar melhor”, explica a enfermeira.

Técnica de hidroterapia ajuda a tirar irritabilidade dos bebês — Foto: Reprodução/TV TEM

Pedro, o bebê da Jéssica Cristina, é uma prova desse relaxamento. Ele nasceu de sete meses e estava internado há 19 dias na unidade de cuidado intermediário da Santa Casa de Ourinhos quando tomou o banho de ofurô.

Durante o banho aquecido, ele mudou totalmente o semblante e até dormiu. A mãe conta que ficou muito satisfeita com a técnica. “Gostei muito, tranquiliza bem o bebê. Ele é bem agitado, e agora ficou tranquilo”, comemora a mãe.

Banho faz com que o bebê se sinta como se ainda estivesse no útero da mãe — Foto: Reprodução/TV TEM

O banho de ofurô também pode ser feito em casa. A água deve estar aquecida entre 36ºC e 37ºC, sem esfriar no período da experiência, que dura entre 5 e 15 minutos.

Segundo outra enfermeira do hospital, a Adriana Timóteo, a técnica ajuda no relaxamento porque o formato do balde e a água quente transmitem segurança ao bebê e ele se sente como se ainda estivesse no útero da mãe.

“Banho de ofurô é uma das ações de humanização que nós estamos realizando na UTI neonatal e idade intermediária porque promove uma ação de transição do útero para a realidade do recém-nascido”, explica a enfermeira.

Fonte:

Deixe seu comentário