Portal da Cidade Jacarezinho

PEDÁGIO

Manifestantes "abrem" pedágio de Jataizinho em protesto nesse domingo (13)

As cancelas já haviam sido removidas por manifestantes no domingo passado (06), porém reimplantadas na segunda (07) pela empresa.

Publicado em 13/10/2019 às 06:29
Atualizado em

Ocorreu na noite deste domingo, 13 de outubro, a segunda manifestação contra as novas cancelas implantadas pela Econorte no pedágio de Jataizinho, região metropolitana de Londrina.

As cancelas já haviam sido removidas por manifestantes no domingo passado (06), porém reimplantadas na segunda (07) pela empresa.

A polícia rodoviária federal estava presente para garantir a segurança dos motoristas que por ali transitavam no momento da manifestação assim como manter a ordem no perímetro onde estava o grupo dos manifestantes.


Entenda a ordem dos acontecimentos

No dia 04 de outubro, as cabines do pedágio de Jataizinho, no norte do Paraná, ganharam novas cancelas. A concessionária afirma que o novo sistema é para evitar que usuários deixem de pagar a tarifa.


O funcionamento é simples, o motorista só consegue chegar até a cabine de cobrança depois de esperar uma cancela abrir, além disso, seguranças particulares foram contratados para garantir a ordem.

A cancela extra e os seguranças causaram revolta entre alguns usuários. No domingo passado, 6 de outubro, centenas de manifestantes se reuniram na praça durante um protesto. As cancelas foram quebradas e vários motoristas passaram sem pagar a tarifa.


No entanto, um dia depois, na segunda (07), novas cancelas foram instaladas pela Econorte, e os usuários levavam entre 4 e 6 minutos para chegar até a cabine de cobrança e pagar a tarifa.

No mesmo dia o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), notificou a concessionária, para que sejam removidas as cancelas extras e outros dispositivos de redução de velocidade instalados na mesma praça de pedágio de Jataizinho. 

O DER informou que as cancelas extras e redutores foram implantados sem análise e aprovação do órgão, responsável pela concessão da rodovia.

A Econorte, por sua vez, se defende e diz que o novo sistema dará mais conforto ao usuário, deixando o local mais seguro, e também para evitar que motoristas não pagem a tarifa.

A concessionária afirma que os dispositivos estão sinalizados e que ainda não foi notificada pelo Departamento.

Fonte:

Deixe seu comentário