Portal da Cidade Jacarezinho

Dengue

Londrina tem 800 novos casos suspeitos de dengue por dia

Prefeitura anunciou contratação emergencial de médicos e enfermeiros.

Publicado em 14/02/2020 às 01:12

(Foto: Divulgação / Prefeitura)

A prefeitura de Londrina irá contratar 179 profissionais de saúde para atuação emergencial na cidade, em virtude do surto de dengue registrado nos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário de saúde Felippe Machado, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (14), no Centro Cívico.

Segundo o prefeito, a medida foi necessária devido ao aumento exponencial de casos suspeitos. São cerca de 800 notificações por dia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Básicas (UBS). 

Serão contratados 75 agentes de endemias, 50 técnicos de enfermagem, 42 médicos, além de 8 enfermeiros e 4 técnicos de patologia. O custo será de R$ 832 mil mensais durante os três meses de contrato.

Os profissionais não precisarão fazer provas e o chamamento vai acontecer por meio de teste seletivo por análise de currículo. As inscrições dos interessados serão abertas hoje (14) e vão até 20 de fevereiro. 

Para agentes de endemias, não será necessário pagamento de taxa de inscrição. Já os demais, de nível superior, haverá cobrança. A inscrição será feita por meio do site da prefeitura. Os profissionais devem iniciar o serviço em março. 

Conforme o prefeito, a medida visa absorver a sobrecarga pela qual passa o sistema de saúde local. Em todas as unidades de atendimento, o tempo de espera em algumas situações ultrapassa as 5 horas, existindo casos em que houve espera de 9 horas por atendimento médico. Isso porque, com o aumento de casos de dengue, a demanda cresce e os médicos de plantão não conseguem dar conta do atendimento. 

Fonte:

Deixe seu comentário