Portal da Cidade Jacarezinho

CAMBARÁ

Instituto Bourbon tem impacto direto no mercado de trabalho de Cambará e região

Em menos de dois anos de funcionamento mais de 1.500 alunos já foram certificados na Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro.

Publicado em 09/10/2019 às 01:49
Atualizado em

Instituto Bourbon tem impacto direto no mercado de trabalho de Cambará e região

A Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro, tem menos de dois anos de funcionamento, e os cursos oferecidos tem se tornado um diferencial para a população da região, no que se diz respeito a mão de obra qualificada e a questão financeira do município. A cidade apresentou um aumento significativo de microempreendedores com mais de 200 microempresas em funcionamento em várias áreas de atuação, desde gastronomia, beleza, costura, informática, elétrica, entre outros.
Segundo o professor João Antonio Tinelli, Diretor da Escola Profissionalizante e coordenador do Instituto Bourbon, em menos de dois anos, mais de 1.500 alunos já foram certificados pela Escola Profissionalizante e cerca de 400 alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, sendo que 35% são jovens que cursaram ou estão cursando o curso de Jovem Aprendiz.
“Além da formação profissional e oportunidade no mercado de trabalho através de seu primeiro emprego ou sua primeira empresa, até as pessoas que já estavam empregadas são atraídas pela possibilidade de uma qualificação específica, rápida e efetiva. Sem falar na formação desses alunos como um cidadão do bem, preparando para vida e para o futuro”, reforça Tinelli.
O Instituto também recebe alunos das redondezas, mas segundo Tinelli ainda são poucos, devido a grande procura dentre os da cidade de Cambará. “Temos cerca de 10 alunos de outro município da região fazendo curso na escola profissionalizante e a procura só aumenta. Nossa prioridade é atendermos primeiro a demanda de nosso município, mas agora com a conclusão do terceiro piso, no segundo semestre de 2019, poderemos ofertar cursos para as cidades circunvizinhas. Por meio de um levantamento que realizamos, cerca de cinco microempresas em outros municípios foram montadas por ex-alunos da Escola Profissionalizante”, conta o professor.

Formação Integral 

O Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo, no qual o Instituto Bourbon oferece suporte Técnico, Financeiro, Físico, Pedagógico, Social, Cultural, Psicológico e Fonoaudiólogo, forma em 2019 a terceira turma do 3º ano do Ensino Médio e com isso mais de 120 jovens da região estão cursando ensino superior, em sua maioria em universidades Estaduais e Federais.

Maria Eduarda Neves Anunciação concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Angelina Ricci Vezozzo em 2018 e hoje estuda na Faculdade Federal de Cornélio Procópio cursando Matemática Pura. “A escola realizava testes vocacionais, que ajudavam muito e eu via que eles se preocupavam com o futuro dos alunos, principalmente no terceiro ano. Os professores sempre auxiliavam, por exemplo, quando eu estava fazendo alguns simulados e não conseguia entender as respostas. Lembro que tinha esquecido algumas questões básicas de Matemática, e o Khan Academy, aula de reforço que ofereciam uma vez por semana, me ajudou a melhorar e relembrar, tanto que além da redação, minha maior nota no Enem foi em matemática”, relembra a aluna que pretende terminar a licenciatura em Matemática e dar aulas.


Por dentro do mercado de trabalho 

A Escola Profissionalizante, por sua vez, gerou um impacto direto no mercado de trabalho local. Crislene Albertini, concluiu o Curso de Maquiagem e abriu seu próprio Salão de Beleza. Depois de ficar alguns anos fora do mercado de trabalho ao se tornar mãe, Crislena viu no curso uma oportunidade de se reinventar e encontrar seu espaço no mercado. “O curso me deu mais segurança e aprendi coisas que nem imaginava que existiam no mundo da maquiagem”, declara a empresária que hoje conta com mais de 60 clientes em seu estabelecimento.

Rafaeli Guimarães participou do Programa Jovem Aprendiz, uma parceria da General Mills com o Instituto Bourbon e logo conquistou uma posição de estagiária na construção do Bourbon Cambará Hotel. “Desenvolvi meu QI e QE através das atividades do programa em nosso curso de auxiliar de linha de produção. O curso desenvolve nosso raciocínio lógico, conhecimento de processos fabris, cálculos auxiliando em exatas, trabalho em grupo, inteligência emocional, maneiras corretas de se portar no ambiente de trabalho, e me ajudou muito no nervosismo que eu tinha ao falar em público”, revela. Em 2018, Rafaeli foi contratada como recepcionista do hotel, acompanhando o empreendimento desde sua inauguração, em dezembro de 2018, e atualmente é agente de reservas.


Bourbon Cambará Hotel

O Bourbon Cambará Hotel, aberto em dezembro de 2018, está localizado na Rua Marechal Deodoro, 785, no município de Cambará (PR), cidade natal do fundador da empresa, Alceu ÂntimoVezozzo. O empreendimento, que era um sonho antigo do empresário, possui 80 apartamentos, oito andares, dois espaços gastronômicos, duas salas de eventos, espaço fitness, 25 funcionários, estacionamento e 4.191,60 m² de área construída. Localizado no centro da cidade, o hotel oferece fácil acesso à Prefeitura, comércio, bancos, bares e restaurantes. Também dispõe de ótima infraestrutura e conveniência para realizações de eventos e reuniões.
Para garantir a reserva e desfrutar de qualquer uma destas oportunidades incríveis basta acessar o site Bourbon, Central de Reservas e departamentos de reservas do hotel. 

Confira todas as opções de destinos e hotéis:http://www.bourbon.com.br/ 


Instituto Bourbon

Em 20 de fevereiro de 2013 foi formalizada a fundação do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental. O Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental promove ações educacionais, culturais e esportivas subsidiárias ao curriculum escolar oficial nas Escolas Vezozzo da Vila Rotary de Cambará, além de ações sociais e de cuidados da saúde dessa população, promovendo parcerias que espera ver replicadas em outras comunidades.

O maior objetivo do Instituto Bourbon é a promoção do bem-estar social das famílias, com ênfase no enriquecimento cultural das novas gerações e o incentivo para que essas pessoas possam ascender social e economicamente.

A amplitude do seu estatuto e a possibilidade de atuação sem restrição geográfica foram estabelecidas para permitir essas ações sociais, educacionais e culturais através de parcerias ou de maneira própria, de forma a tornar-se um paradigma para outras empresas e instituições brasileiras para transformações profundas e necessárias ao papel que cabe ao Brasil moderno que se deseja construir.


Projetos e Serviços 

A Vila Rotary de Cambará nasceu por iniciativa do Diretor de ROTARY INTERNATIONAL (2001-2003), Alceu Ântimo Vezozzo, como uma proposta de resgate social através de moradias para famílias em situação de extrema necessidade; sua escolha para ocupação das 80 casas construídas teve dois parâmetros determinantes: extrema pobreza e número de filhos.


Escola profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro 

No dia 20 de junho de 2017, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental presenteou Cambará com a Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro e, por conseguinte, a belíssima Capela Santa Terezinha.


Bom aluno

A seleção dos melhores alunos para serem contemplados com patrocínio permanente à sua educação e formação profissional foi, provavelmente, o mais ambicioso projeto para 2014 e, claro, se desdobrou nos anos seguintes sendo, em resumo, a premiação ao mérito escolar por empresas ou pessoas que se responsabilizarão pela continuidade da carreira dos selecionados.


Fonte:

Deixe seu comentário