Portal da Cidade Jacarezinho

ABSORVENTE

Estudante de Curitiba desenvolve absorvente sustentável para moradoras de rua

'Uma das coisas que me motivou foi dar visibilidade ao tema do projeto', afirmou Rafaella de Bona Gonçalves. Jovem vai apresentar o projeto ao prefeito.

Publicado em 10/10/2019 às 03:02
Atualizado em

Estudante de Curitiba desenvolve absorvente sustentável para moradoras de rua (Foto: Arquivo pessoal)

Com o projeto de um absorvente interno sustentável para mulheres em situação de rua, a universitária curitibana Rafaella de Bona Gonçalves conquistou uma das mais importantes premiações internacionais de design. A ideia é produzir o absorvente a partir de fibra de banana.

"É o melhor prêmio de design que existe. Uma das coisas que mais me motivou foi dar visibilidade ao tema do projeto. Só as pessoas pararem para pensar sobre o assunto já é muito bom. É gratificante", afirmou.

O projeto de Rafaella foi o único brasileiro que recebeu o prêmio alemão "iF Design Talent Award", na edição deste ano, de acordo com o Centro Brasil Design, que é o escritório de representação no Brasil.

Rafaella tem 22 anos é aluna do 3º ano de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em paralelo, decidiu fazer um curso de especialização em design voltado para soluções de impacto para o futuro. 

O "Maria – absorvente íntimo" foi o trabalho de conclusão do curso, apresentado em julho. O objetivo era pensar em projetos para acabar com a pobreza.

"Queria trabalhar localmente. Comecei a procurar esse problema em Curitiba. Cheguei aos moradores de rua e, então, cheguei às mulheres em situação de rua. Tem problemas que só cabem a elas", contou Rafaella.


Foto:Rodrigo Brenner/Arquivo pessoal


Fonte:

Deixe seu comentário