Portal da Cidade Jacarezinho

Homenagem

Romanelli lamenta morte de Dr. Emmanuel Vieira, ex-prefeito de Jacarezinho

"Jacarezinho perde um grande profissional e uma pessoa admirável. Sempre lutou pela democracia e trabalhou por e para Jacarezinho ...", diz deputado

Publicado em 19/11/2021 às 15:47

(Foto: Reprodução arquivo pessoal)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) lamentou o falecimento nesta sexta-feira, 19, do médico e ex-prefeito de Jacarezinho, Emmanuel Gonçalves Vieira, 91 anos. Dr. Emmanuel, como era conhecido, dedicou 60 anos à medicina. Foi eleito prefeito de Jacarezinho por duas vezes, em 1982 e em 1992.

“Jacarezinho perde um grande profissional e uma pessoa admirável. Sempre lutou pela democracia e trabalhou por e para Jacarezinho, atendendo aos pacientes na Santa Casa, no consultório e no Sindicato Rural. Hoje o sentimento é de gratidão por tudo o que fez por Jacarezinho e pelo Norte Pioneiro, e de tristeza, ao mesmo tempo. Nossos mais sinceros sentimentos à toda família”, disse Romanelli.

Legado

Médico desde 1961, Emmanuel Gonçalves Vieira governou Jacarezinho em duas ocasiões: em 1982 e em 1992. Nasceu no Rio de Janeiro, mas foi no Norte Pioneiro que construiu a carreira profissional e formou família.

Dr. Emanuel teve cinco filhos: Emmanuelzinho (falecido aos 33 anos); o jornalista Guilherme, conhecido como Guigo (mora em Curitiba); Cláudia; Maurício e Fernando Emmanuel, professor da Uenp e chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Agricultura em Jacarezinho. Deixa ainda viúva a esposa Lurdinha e mais 13 netos.

Em 2016, ao completar 55 anos de medicina, Dr. Emmanuel foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito Ético. Foi também um dos fundadores da Unimed do Norte Pioneiro, membro do Lions e Rotary, professor de universidade e fundador do Fejacan (Festival Jacarezinhense da Canção).

O ex-prefeito foi presidente da Santa Casa de Jacarezinho, de 2006 a 2008 e pelas direções técnica e clínica. Carnavalesco, foi homenageado pela Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, que lhe conferiu o título de “Dr. Emmanuel, médico do povo”.

Fonte:

Deixe seu comentário